Cuiabá, 07 de Maio de 2024
Notícia Max
07 de Maio de 2024

AGRONEGÓCIO Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 11:41 - A | A

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 11h:41 - A | A

APROVAÇÃO DO AGROTÓXICO

Corte francesa cancela licença de herbicida da Monsanto por preocupações com segurança

Reuters

Benoit Tessier/File Photo/Reuters

 

Um tribunal francês cancelou nesta terça-feira (15) a licença para um dos herbicidas à base de glifosato da Monsanto, por causa de preocupações com a segurança do produto.

 

A alemã Bayer, que comprou a Monsanto por US$ 63 bilhões, no ano passado, enfrenta milhares de processos nos EUA por pessoas que dizem que seus produtos Roundup e Ranger Pro causaram câncer. O uso do glifosato chegou a ser proibido pela Justiça no Brasil no ano passado por uma liminar que vigorou por quase um mês, mas depois foi derrubada.

 

Um tribunal em Lyon, no sudeste da França, determinou que a aprovação concedida pela agência francesa de meio ambiente ANSES em 2017 para o Roundup Pro 360 não levou em conta os riscos potenciais à saúde.

 

A Bayer se defendeu citando decisões regulatórias, bem como estudos científicos que atestam que o glifosato é seguro. A empresa está recorrendo de uma decisão de um tribunal dos EUA que concedeu US$ 78 milhões em indenizações a um zelador da Califórnia que teria desenvolvido câncer por conta do herbicida.

 

O glifosato, que não é patenteado e comercializado em todo o mundo por dúzias de outros grupos químicos, incluindo Syngenta e Corteva Agriscience, da DowDuPont, deverá ser eliminado na França dentro de três anos, segundo uma promessa do presidente Emmanuel Macron.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários