PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2019, 10h:01
Tamanho do texto A - A+
AGRONEGÓCIO
RELATÓRIO Twitter

Restauração do solo pode enfrentar mudança climática

Por: Agrolink

 

Como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) declara com grande confiança em seu último relatório, a degradação da terra representa "um dos maiores e mais urgentes desafios" enfrentados pela humanidade. A partir disso, a restauração do solo é parte fundamental para o enfrentamento da mudança climática. 

 

O relatório avalia os possíveis impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos e conclui que o aumento dos níveis de dióxido de carbono atmosférico reduzirá a produtividade das culturas e degradará a qualidade nutricional dos alimentos. Para evitar uma catástrofe climática, adverte o relatório, as pessoas precisam fazer mudanças na agricultura e no uso da terra. Em outras palavras, não é mais suficiente desmamar a sociedade de combustíveis fósseis. A estabilização do clima também exigirá a remoção do carbono do céu. Repensar a relação da humanidade com o solo pode ajudar em ambos os aspectos. 

 

Solos saudáveis e férteis são ricos em matéria orgânica construída em carbono que as plantas vivas extraem da atmosfera através da fotossíntese. Matéria orgânica rica em carbono ajuda a alimentar os organismos do solo que reciclam e liberam elementos minerais que as plantas recuperam como nutrientes. Mas os solos também liberam carbono. E o uso frequente de lavoura e o uso intensivo de fertilizantes que sustentam a agricultura convencional moderna aceleraram a degradação da matéria orgânica do solo, enviando mais carbono para o céu. 

 

O novo relatório do IPCC conclui que, em todo o mundo, os solos de terras agrícolas perderam de 20 a 60% de seu conteúdo original de carbono orgânico. As terras agrícolas da América do Norte perderam aproximadamente metade de sua dotação natural de carbono do solo. Além dessas perdas, a agricultura moderna consome uma grande quantidade de combustíveis fósseis para extrair os arados e fabricar os fertilizantes sintéticos de nitrogênio dos quais os agricultores dependem para obter grandes colheitas de solos degradados. 

Twitter

PUBLICIDADE



Edição 196 Setembro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados