Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

BRASIL Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019, 14:12 - A | A

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019, 14h:12 - A | A

PAGAMENTO

1ª parcela do décimo terceiro salário cai hoje. Veja o que fazer com o dinheiro

Valor Investe

 

A primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga pelas empresas até hoje (29), data em que a Caixa também paga o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos em agosto e que acontece a Black Friday. Que tentação de gastar tudo no impulso aproveitando as promoções do dia, hein? Mas especialistas sugerem planejamento para fazer o dinheiro render.

 

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que, neste ano, 32% dos brasileiros vão utilizar o décimo terceiro para adquirir presentes e 24%, para poupar ou investir os recursos.

 

Na sequência, os trabalhadores vão usar a grana extra para ajudar nas comemorações de Natal e Ano Novo (22%) e pagar dívidas em atraso (15%). Há ainda os que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz (15%), e os que vão realizar alguma viagem (14%).

 

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico pouco melhor do que em anos anteriores pode estimular uma disposição maior dos brasileiros para ir às compras com o 13º salário.

 

“O país se recupera lentamente da crise e ainda sofre com os efeitos negativos da recessão, como desemprego elevado e renda comprimida. Ainda assim, o período mais agudo das dificuldades já foi superado, o que de certa forma, pode estimular um otimismo maior dos brasileiros na hora ir de ao consumo”, afirma.

 

Mas, afinal, qual o melhor jeito de usar o décimo terceiro salário? A prioridade deve ser quitar ou renegociar dívidas em atraso. "Se o consumidor tem apenas uma dívida em aberto, é mais fácil resolver o problema com a chegada deste dinheiro extra. Caso exista mais de uma, a regra geral é priorizar as dívidas que têm os juros mais altos como, por exemplo, cheque especial e cartão de crédito”, afirma Marcela.

 

Já quem não tem dívidas em atraso deve usar o décimo terceiro para formar uma reserva de emergência, um dinheiro para ter à disposição se acontecer algum imprevisto sem precisar se endividar. Esse deve ser o primeiro investimento de qualquer investidor, antes de aplicar o dinheiro para a aposentadoria ou para realizar qualquer sonho.

 

O ideal é guardar um valor equivalente entre três e seis meses de renda, mas qualquer valor serve para começar. "Guardar parte ou todo o 13º salário pode ser o pontapé inicial para se ter uma vida financeira saudável. As pessoas podem, por exemplo, estabelecer um percentual do salário mensal que ficará guardado todo o mês. É importante que essa quantia não comprometa as finanças do mês e seja um valor possível de guardar", aconselha Everton Lopes, economista e especialista em educação financeira da Fundação Sicredi.

 

Onde aplicar o 13º?

Os melhores investimentos para manter esse dinheiro são aqueles que oferecem liquidez, ou seja, permitem resgatar o dinheiro a qualquer momento, e que são pouco voláteis, para não correr o risco de perder dinheiro.

 

Para isso, as melhores opções são títulos do Tesouro Direto que acompanham a taxa de juros Selic. Outras opções para quem está começando a investir e não tem tanto dinheiro são os fundos DI com taxa de administração zero disponíveis nas plataformas da Órama, BTG, Pi ou Rico, ou os CDBs pós-fixados que rendam 100% do CDI, um indicador que reflete a Selic.

 

Quem não tem dívidas em atraso e já tem uma reserva de emergência tem mais margem para escolher o que fazer com o décimo terceiro. Pode usar o dinheiro para quitar despesas típicas do início do ano como IPVA, IPTU e material escolar, consumir de forma consciente ou investir para o médio ou longo prazo.

 

Para escolher o melhor investimento, é importante primeiro definir o objetivo financeiro e o prazo para realizá-lo. Com a Selic em 5% ao ano, a mínima histórica, o dinheiro extra pode ser uma boa oportunidade para experimentar investimentos de maior risco para, quem sabe, ter retornos maiores, se esse for o seu perfil de investidor. Fundos multimercados e fundos de ações são alternativas para quem quer começar na renda variável.

 

E a segunda parcela?

A segunda parcela deve ser depositada pelas empresas até 20 de dezembro. Na primeira parcela, o trabalhador recebe 50% do valor total do seu 13º salário, sem nenhum desconto. Já da segunda parcela, são descontados Imposto de Renda e INSS, ou seja, ela é menor do que a primeira. Quem pediu o adiantamento do 13º salário nas férias não recebe a primeira parcela, somente a segunda.

 

Cerca de 81 milhões de brasileiros receberão o 13º salário este ano, com valor médio R$ 2.451, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A economia brasileira receberá uma injeção de R$ 214,6 bilhões, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

 

Tem direito ao 13º salário todo trabalhador contratado pelo modelo CLT, ou seja, com carteira assinada, que tenha trabalhado por pelo menos 15 dias durante o ano e não tenha sido demitido por justa causa.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários