PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019, 09h:52
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
SEMANA NACIONAL Twitter

Ações buscam conscientizar população sobre trânsito seguro

Por: Redação

A Semana Nacional do Trânsito será realizada em todo o país dos dias 18 a 25 de setembro, com uma série de atividades educativas. O objetivo é conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no trânsito e os índices alarmantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes. As atividades são organizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Detrans de todo o país, além de uma série de parceiros e simpatizantes da causa. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

 

Assessoria

semana nacional

 

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado todos os anos em 25 de setembro, na mesma data em que foi promulgada a lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966.

 

O Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, nos Estado Unidos, realizou um estudo em 2014 em 193 países, com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Tal estudo aponta que, no Brasil, proporcionalmente, a chance de uma pessoa morrer em um acidente de trânsito é maior do que, por exemplo, de ser vítima de câncer. O mesmo estudo aponta que mais de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores.

 

De acordo com esses dados, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço. Por esse motivo o governo brasileiro vem adotando outras medidas para tentar diminuir esses números, o que inclui a alteração das próprias leis do CTB e a realização de campanhas de conscientização.

 

A Lei 11.705/2008, conhecida como “Lei Seca”, que apresenta tolerância zero para condutores que dirigem sob o efeito do álcool, mesmo em pequena quantidade, além da proibição da venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais. No entanto, mesmo com o endurecimento da legislação de trânsito no Brasil, ainda há imprudência dos motoristas e o número de acidentes causados por motoristas alcoolizados ainda é muito elevado no país.

 

Programação

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, por meio das Gerências de Ação Educativa e da Escola Pública, preparou programação específica para a Semana Nacional. Confira:

16.09 – Palestra Educativa na Escola Estadual Deputado Milton Figueiredo
17.09 – Palestra Educativa na Escola Municipal Ana Bastos
18.09 – Blitz Educativa com Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) - Pantanal Shopping (08h) e Atacadão do Porto (14h)
19.09 – Palestra no Sebrae (11h); palestra educativa na Escola Municipal Carlos Maldonado; Curso de Pilotagem Defensiva (Cáceres) e palestra CINEMOTO (Cáceres)
20.09 – Participação no Projeto Bairro Integrado (SESP) em Várzea Grande; Curso de Pilotagem Defensiva (Cáceres) e palestra CINEMOTO (Cáceres)
21.09 – Abordagem a frequentadores do Parque das Águas (18h)
23.09 – Início etapa final do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) e palestra educativa na Escola Criança Feliz
24.09 – Palestra Educativa Escola LBV
25.09 – Amigo da Rodada (abordagens na Praça Popular)
26.09 – Palestra na empresa Brinks e palestra Coordenação DENATRAN (Detran Sede)
27.09 – Final do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) e palestra educativa na escola Crescer e Aprender (VG)
30.09 – Palestra educativa Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
01.10 – Palestra educativa Colégio Aptus (CPA)

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 212 Janeiro de 2020

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados