Cuiabá, 12 de Maio de 2024
Notícia Max
12 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 27 de Junho de 2019, 16:44 - A | A

Quinta-feira, 27 de Junho de 2019, 16h:44 - A | A

CAPACITAÇÃO

Agentes de Segurança Socioeducativo de Cuiabá participam de capacitação na Escola de Governo

REDAÇÃO

Cerca de 40 agentes de segurança do Sistema Socioeducativo de Cuiabá participaram de uma capacitação na Escola de Governo de Mato Grosso, nesta quinta-feira (27.06). Com o tema “Realinhamento Operacional para Agentes de Segurança do Sistema Socioeducativo”, a iniciativa teve a parceria do Centro de Referência dos Direitos Humanos (CRDH), vinculado a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).

 

O curso teve como finalidade apresentar a dimensão dos Direitos Humanos, Segurança e da Socioeducação. Para a assistente social da equipe de educação em Direitos Humanos do CRDH, Fátima Vieira do Prado, a formação atendeu as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e do Estatuto da Criança e adolescente (ECA), correspondente à qualificação do servidor.

 

“Apresentamos o que é segurança, privação de liberdade e a socioeducação na perspectiva dos direitos humanos. O conteúdo que passamos aos profissionais está baseado em regras nacionais e internacionais”, ressaltou.

 

Os agentes de segurança executam atividades relacionadas com a gestão do Sistema Socioeducativo, atendem adolescentes do sistema estadual e são corresponsáveis pela ressocialização, atuando diretamente na segurança de adolescentes e das unidades de internação.

 

O historiador da equipe do CRDH, Eduardo Anicésio de Matos, destacou que o objetivo foi otimizar o trabalho desenvolvido por esses profissionais. “A intenção foi trazer para os servidores a importância de entender o conceito de direitos humanos. A função deles é criar um jovem que volta para a sociedade, sabendo da responsabilidade que ele tem. Neste sentido os direitos humanos caminham junto para essa construção”, pontuou.

 

O psicólogo da equipe do CRDH, Everton Santana, falou do compromisso do Estado no enfrentamento de violações de direitos por meio de capacitações. “Conseguir um espaço na Escola de Governo mostra o comprometimento com este público. A intenção foi mostrar aos profissionais que realmente tem que priorizar a segurança por ser o papel deles, mais que devem contribuir de forma efetiva para que todos direitos dos adolescentes sejam garantidos”, disse.

 

De acordo com o gerente de formação do Sistema Socioeducativo, Carlos Francisco Costa, está previsto para o próximo semestre a capacitação de outros agentes de segurança do Sistema Socioeducativo. A proposta é que até o final do ano aproximadamente100 servidores sejam capacitados.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários