PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quinta-Feira, 26 de Setembro de 2019, 07h:55
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
CONCURSO Twitter

Alunos da rede municipal recebem premiação do 3º concurso de redação da OAB/VG

Por: Redação

REPRODUÇÃO

OAB

 

Estudantes da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande foram premiados, nessa terça-feira (24/09), no 3º Concurso de Redação sobre o meio ambiente e resíduos sólidos, idealizado pela OAB/VG. Ao todo, foram avaliadas 473 redações dos alunos do 5º ano das escolas municipais. Dentre as produções, foram selecionadas as 5 melhores redações. A entrega de prêmios ocorreu em cerimônia realizada no final da  tarde de ontem (24), no auditório da OAB de Cuiabá.

 

Esse ano o concurso teve como tema central “Meio Ambiente - Resíduos Sólidos”, onde os estudantes tiveram que desenvolver em sala de aula, uma redação com aproximadamente 30 linhas sobre o tema proposto, e teve como objetivo incentivar a reflexão dos temas ligados a cidadania e meio ambiente, além de fomentar a leitura e a escrita nos jovens.

 

Para a Presidente da OAB/Subseção de Várzea Grande, Flavia Pertesen Moretti, o concurso de redação cumpriu o seu objetivo de fomentar a leitura, a escrita, de reconhecer e premiar os talentos da comunidade estudantil local sobre um tema atual, o meio ambiente.

 

A Aluna da EMEB “Professora Salvelina Ferreira da Silva”, Rafaela Vitoria de Andrade Lírio foi a campeã, conquistando um notebook para a sua escola. A redação do aluno Luiz Gustavo Pinheiro Leal, da EMEB "Emanuel Benedito de Arruda" ficou com a segunda colocação no concurso. O terceiro lugar ficou para a redação do aluno Cleverson Lima de Souza, estudante da EMEB "Abdala José de Almeida". A redação que ficou em quarto lugar foi da aluna Natalia Heloisa Mercado, da EMEB "Emanuel Benedita de Arruda" e o quinto lugar foi para a aluna Geovanna Nascimento da Silva, da EMEB Profª "Lúcia Leite Rodrigues". Os premiados foram presenteados com equipamentos eletrônicos e bicicletas.

 

Além das redações premiadas, as EMEBs "Abdala José de Almeida" e "Professora Salvelina Ferreira da Silva", tiveram premiações pelos alunos destaques, levando em consideração o empenho do aluno durante todas as fases do projeto, sendo eles: Lorena Lorany da Silva Peris e Maximus Gabriel Ramalho Barros, ambos da EMEB "Abdala José de Almeida". Lívia Vitória de Oliveira e Yasmim da Silva Soares, alunas da EMEB "Prof. Salvelina Ferreira da Silva" e Vanessa Aparecida da Silva Nascimento, da EMEB "Emanuel Benedito de Arruda".

 

Fez parte também da ação a realização de palestras organizadas pela Comissão Temática da Ordem, que ocorreram nas escolas municipais, e que  serviram  de subsídios e informações  no auxílio a produção de textos aos alunos do 5º ano das EMEBs “Abdala José de Almeida”, “Benedita Bernardina Curvo”, “Emanuel Benedito de Arruda”, “Lúcia Leite Rodrigues” e “Salvelina Ferreira da Silva.

 

Como explica, Flávia Pertesen Moretti,o concurso de redação da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Várzea Grande foi criado em 2015 e já teve duas edições com mais de um mil alunos da Rede Municipal de Educação como participantes.

 

”A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB fez a parceria com a associação dos catadores para ensinar o significado dos 5Rs, que são: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar e resolvemos estender esta parceria junto ao município, para os alunos da Rede Pública, uma vez que são os alunos multiplicadores daquilo que aprendem em sala de aula, e neste caso, a boa prática ambiental de reciclagem do lixo. E colocar no papel tudo que aprenderam nas fases do projeto, é uma vitória. “Nós devemos reduzir os produtos em embalagens plásticas, repensar se precisamos mesmo daquilo que vamos comprar e recusar todos os produtos que fazem mal a nossa saúde. No ranking de países que mais consomem lixo está os Estados Unidos  (EUA), em primeiro lugar, a China em segundo e o Brasil em terceiro lugar. Diante deste fato devemos prestar atenção quando vamos jogar fora alguma coisa, e criar o hábito de reciclar, para que ele possa ser reutilizado”, disse ela.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 205 Novembro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados