Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

CIDADES Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 12:03 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 12h:03 - A | A

EXIBIDO NO FANTÁSTICO

Após denúncia, faculdades da grande Cuiabá são acusadas de fraude no Enade

Redação

GLOBO

FANTASTICO

 

Três faculdades particulares do Estado de Mato Grosso foram denunciadas por participar de um esquema fraudulento envolvendo a provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com objetivo de obter boas notas. 

 

Dentre as faculdades envolvidas estão Faculdade de Cuiabá; Faculdade Cândido Rondon e a Faculdade Desembargador Sávio Brandão, ambas coordenadas por Maria Aparecida Enes Andrade. 

 

Em uma das gravações obtidas com exclusividade pela reportagem do Fantástico, Enes diz “ Do jeito que estamos nós nunca vamos sair do protocolo de risco”, ou seja, são aquelas instituições que obtém nota 1 e 2 no Enade, quando o máximo é 5. 

 

Para fazer a prova, a faculdade selecionava os melhores alunos, os que tinham o desempenho inferior, forma antes mesmo, de concluir 100 % do curso. 

 

Outro ponto, é o “Questionário dos Estudantes”, que avalia a instituição, podendo ser feito de qualquer lugar com acesso a internet, mas no caso, os alunos eram obrigados a responder nos computadores da própria unidade, facilitando a alteração dos resultados. 

 

Para a pró-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Liziane Pereira de Jesus, o estrago já foi feito, mesmo que bons alunos tenham saído das três faculdades. "Perde o aluno que escolheu o curso utilizando um critério errado, perde a universidade, que não está oferecendo um produto de qualidade, pois foi manipulado o resultado. A sociedade perde também", diz.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários