ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 16 de Abril de 2018, 08h:18
Tamanho do texto A - A+
Twitter
TRANSFORMAÇÃO

Caravana começa nesta segunda com previsão de atendimento de 20 mil pessoas

Por: Redação

 

A 13ª Edição da Caravana da Transformação, que começa no próximo dia 16, na Arena Pantanal, vai atender a moradores da capital, de Várzea Grande e 11 municípios do Vale do Rio Cuiabá. O programa consiste em levar um pacote de serviços de saúde e cidadania a algumas cidades do interior – esta será a primeira edição na Capital. 

Em 25 dias de Caravana, a previsão é de sejam feitas em torno de 20 mil consultas e 15 mil cirurgias, com atendimento de 700 a 800 pacientes por dia. A iniciativa do Governo do Estado tem como foco zerar a fila de pessoas que precisam de cirurgias de catarata e pterígio.  A equipe médica é formada por 16 cirurgiões, três anestesistas e um oftalmologista responsável pelo acompanhamento pós-operatório de 24h, sete dias e 30 dias, no Complexo da Arena Pantanal.

“Já realizamos quase cinquenta mil cirurgias. Essas eram pessoas que estavam lá, nas filas, e não eram vistas pelo poder público. A Caravana, com apoio dos municípios, foi buscar essas pessoas. Combinando ações emergenciais com ações estruturantes em saúde, estamos garantindo o atendimento que elas merecem”, afirmou o governador, durante entrevista na semana passada.

Além disso, o chefe do Executivo destacou a excelência do serviço prestado pela Caravana. “A taxa de recorrência dos pacientes que fazem a cirurgia na Caravana é menor que nas cirurgias feitas em clínicas de todo o Brasil. Hoje, alcançamos 98% de resultados positivos nas cirurgias, tudo auditado e regulado dentro dos critérios do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária”, completou.

A ação é realizada com recursos próprios do Governo do Estado e, nesta edição, o valor investido será de cerca de R$ 3 milhões. Em 12 edições, a Caravana da Transformação já realizou mais de 69 mil consultas e 47.142 cirurgias oftalmológicas. Deste total, mais de 36 mil (76%) foram cirurgias de catarata, procedimento recordista de esperas na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Além das cirurgias, o cidadão poderá contar com mais de cinquenta diferentes tipos de serviços em parceria com as secretarias e autarquias estaduais e órgãos federais, entre os dias 23 e 28 de abril.

“O Governo do Estado viu a necessidade de ampliar o serviço porque Cuiabá está tendo uma demanda muito grande na área de documentação. Nosso objetivo é que com esse mutirão a gente consiga desafogar todos os postos de identificação de Cuiabá e atender a população que precisa de forma rápida e eficaz”, pontuou o coordenador de Cidadania da Caravana da Transformação, Juliano Rabelo.

Uma das novidades desta edição será a emissão do novo RG, feita pela Politec por meio do sistema biométrico. A partir de agora, a fotografia será feita na hora e tanto a impressão como a assinatura serão digitais. Além disso, a Caravana passa a contar com a parceria da Defensoria Pública da União e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que terão estandes de atendimento durante o evento.

Dezenas de outros serviços estarão disponíveis, como a emissão/atualização do Cartão SUS, atualização do CadÚnico e cadastro em programas sociais, emissão do Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Carteira de Pescador Amador, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

 

Twitter



Edição 148 de Setembro de 2018

COLUNISTAS
Enquete

BLOGS MAX



© 2016 NOTÍCIA MAX - Todos os direitos reservados.