PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 17h:43
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
LEITURA Twitter

Escola Estadual de Guiratinga comemora dia do livro com novo espaço na biblioteca

Por: Redação

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta quinta-feria (18.04), e o Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril, foram celebrados em grande estilo, nesta semana, na Escola Estadual Estevão de Mendonça, localizada no município de Guiratinga (a 328 quilômetros ao sul da capital). Para a realização das diversas atividades, a equipe gestora inaugurou o novo espaço da Biblioteca Integradora, repensado e reformado pelos próprios funcionários, desde a pintura das paredes, à costura de cortinas e almofadas.

 

Entre os trabalhos realizados, está a participação dos alunos na oficina de contação de história, minicontos e poemas, ministrada pela professora Orliane Matos. Ela utilizou diversos recursos existentes para a arte de narrar: flanelógrafo, fantoches, vira-vira, encenação. “Divididas as turmas em grupos, os alunos sortearam histórias e as contaram e interpretaram”, explica a professora.

 

A oficina de Minicontos, realizada pela diretora Isabela Bonilha, contou com momento de exposição, discussão e interpretação de diversos textos do gênero que tratavam de temáticas diversas.

 

“Depois de compreenderem as características que regem os contos em miniatura, os alunos sortearam temas sobre os quais deveriam, cada qual, produzir um miniconto. Isso é muito bom e reforça o aprendizado”, ressaltou.

 

A diretora da escola, Isabela Bonilha, explica que foi trabalhado também oficinas de poemas que contaram com exposição e discussão de textos da obra de dois grandes poetas nacionais, Paulo Leminski e Mário Quintana.

 

Ela explica que, após relembrarem as características que permeiam as poesias, foi a hora de os alunos serem apresentados à caixa de "palavras poéticas", que serviu para inspirar os poemas a serem produzidos.

 

BIBLIOTECA INTEGRADORA

 

Segundo David Fiorini, responsável pela Biblioteca Integradora, para essa reformulação do laboratório, os servidores reaproveitaram diversos materiais, como disquetes, CDS, fitas VHS, brinquedos de plástico e antigas estantes de aço, que receberam nova cara. “Além disso, novos títulos foram adquiridos para atrair os escolares e fizeram muito sucesso”, destaca.

 

Ele acrescenta que as atividades foram muito proveitosas, pois foi possível perceber o quanto os alunos ficaram cativados pelo mundo da leitura e incentivados à prática.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 179 Maio de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados