PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sexta-Feira, 06 de Setembro de 2019, 16h:07
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
ENSINO FUNDAMENTAL Twitter

Escolas estaduais tem até dia 16 para escolher livros didáticos para 2020

Por: Redação

 

O Ministério da Educação (MEC) informa que está aberto o período de escolha dos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental para o ano letivo de 2020. O prazo para a seleção das obras, por meio do sistema PDDE Interativo, vai até o dia 16 de setembro. Os professores das unidades escolares da rede estadual de ensino vão escolher livros de todos os componentes curriculares. Para isso, os gestores devem reunir os professores de cada disciplina e optar por uma obra, tendo também uma segunda opção.

 

Nilséia Maldonado, responsável pelo livro didático na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), explica que a confirmação da escolha junto ao MEC dever ser feita pelo gestor da unidade escolar. Inicialmente, o diretor deve acessar o site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e clicar na aba PNLD (plano nacional do livro didático). Em seguida, acessar a escolha PNLD 2020 e na sequência, clicar o primeiro ícone.

 

“Ao clicar o primeiro ícone, vai abrir em uma janela todas as informações e um passo a passo em powerpoint. Inclusive destacando os erros mais comuns na hora de entrar no sistema e preencher as escolhas”, destaca Nilséia.

 

Ela embra que o gestor tem que entrar com a senha dele do sistema PDDE Interativo para ter acesso ao formulário eletrônico. Em seguida, poderá efetuar o preenchimento. Ela alerta aos gestores para que não percam o prazo final.

 

No próprio site do FNDE existe um “guia do livro didático” que contém resenhas de todos os livros homologados pelo PNLD. A orientação da Seduc é que esse guia deve ser explorado pelos professores no momento da seleção das obras.

 

Conforme o superintendente da educação básica da Seduc, Richard Carlos da Silva, a previsão de entrega dos livros é para o início do ano letivo de 2020. O material será enviado direto do FNDE às escolas, via Correios.

 

“A entrega é feita para as escolas urbanas. As unidades escolares do campo, quilombola e indígenas ficarão sob responsabilidade das respectivas Assessorias Pedagógicas. Não havendo Assessoria Pedagógica no município, os livros ficarão nas secretarias municipais de educação à disposição das escolas”, esclarece. A escolha do livro didático para o ensino médio ficará para o próximo ano. 

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 200 Outubro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados