Cuiabá, 12 de Maio de 2024
Notícia Max
12 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 14:50 - A | A

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019, 14h:50 - A | A

CONHECIMENTO

Feira do Conhecimento estimula alunos a desenvolverem habilidades

REDAÇÃO

Alunos da Escola Estadual 19 de Dezembro, localizada no município de Nova Ubiratã (a 502 quilômetros ao norte de Cuiabá) realizaram a 1ª Feira do Conhecimento, tendo como destaque a “Cultura Maker” - que estimula as pessoas a desenvolverem habilidades pouco exploradas, como fabricação e consertos de diferentes objetos.

 

A feira, realizada no final do 1º semestre letivo, é uma intervenção pedagógica prevista no Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) envolvendo as áreas das ciências humanas e matemática e durante o 2º semestre as áreas de linguagens e ciências da natureza. “A nova metodologia foi um sucesso, surpreendendo positivamente toda a comunidade escolar”, explicou a coordenadora pedagógica Daniela Magalhães.

 

Participaram da feira os alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos.

 

Segundo a coordenadora, os alunos confeccionaram máquinas a vapor para compreenderem a Revolução Industrial e sarcófagos egípcios para elucidarem dúvidas sobre a cultura egípcia.

 

Os estudantes não pararam por aí. Organizaram uma sala de objetos antigos para vivenciar a evolução da tecnologia, refletir sobre meios sustentáveis de energia e preservação do meio ambiente. Simularam dentro de uma sala de aula os impactos de se viver em uma trincheira durante a 1ª Guerra Mundial.

 

Todo o trabalho levou em conta as metodologias ativas do “do it yourself” (faça você mesmo), estudo híbrido e cultura maker.

 

“Fizemos essa divisão porque a nossa escola é de pequeno porte e com quadro relativamente pequeno de professores. Dessa maneira, todos os alunos terão a oportunidades se envolver em todos os projetos que permitiram pesquisa, estudo dos conteúdos e itinerários formativos”, assinala a coordenadora pedagógica Flaymia Daniela Magalhães.

 

Cultura Maker

 

O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Um dos pilares do movimento maker é o compartilhamento de informações e tecnologia.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários