PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019, 06h:59
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS Twitter

HCAN lança novo programa para diagnóstico precoce de crianças

Por: Redação

Reprodução

 

O Hospital de Câncer de Mato Grosso lançou o programa Promovendo o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil, que vai atender Cuiabá e cidades do interior, tendo como objetivo capacitar profissionais para que eles consigam avaliar os sintomas e detectar a doença para que as crianças possam começar logo o tratamento. Os municípios que farão parte do projeto piloto serão Sapezal, Nova Mutum, Campo Verde, Matupá e Querência.

 

A oncologista pediátrica Suely Araújo explica que o câncer mais comum são as leucemias, em torno de 60%, vindo a seguir os tumores cerebrais e os linfomas, tendo ainda os tumores renais, tumores ósseos e outros.

 

“É bastante variada e por isso é importante que todos os profissionais estejam preparados para fazer essa detecção e para podermos tratar mais rapidamente possível esses pacientes”, frisa a oncologista.

 

O HCâncer recebe mensalmente cerca de 200 crianças e adolescentes que passam por tratamento, sendo que outras 70 crianças fazem quimioterapia na unidade e o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento.

 

Suely Araújo diz que comparado ao adulto, as crianças tomam doses maiores de quimioterapia, mas elas têm maior resistência ao tratamento.

 

“Nós percebemos que elas sofrem o efeito da quimioterapia, mas elas se recuperam mais rápido, além do aspecto psicológico delas, que é maravilhoso, as crianças têm uma capacidade de superação muito maior que o adulto”, destaca.

 

O programa de capacitação já vem sendo desenvolvido há 11 anos, mas em Mato Grosso é a primeira vez que é implementado, graças a parcerias firmadas com a Bom Futuro e o Instituto Ronald McDonald. (Com informações da TVR)

 

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 214 Fevereiro de 2020

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados