PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019, 09h:13
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
INOVAÇÃO Twitter

HMC participa de mobilização do Ministério da Saúde em prol da Segurança do Paciente

Por: Redação

Gusvato Duarte/Sicom

 

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho realiza até a próxima terça-feira (24), palestras e rodas de conversa sobre a saúde e segurança do paciente dentro e fora do âmbito hospitalar.

 

A ação, que faz parte da mobilização do Ministério da Saúde, teve início na terça-feira (17) quando, a partir deste ano, ficou instituído o ‘Dia Mundial da Segurança do Paciente’ - criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura.

 

De acordo com a Responsável Técnica do Núcleo Gestão de Qualidade do HMC, Márcia Pereira, a mobilização nacional em torno do tema, tem o objetivo de reduzir os índices pontuados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), onde afirma que cerca de 134 milhões de eventos adversos e 2.600 milhões de mortes ocorrem anualmente devido ao cuidado inseguro em hospitais de países de baixa e média renda.  

 

“O Ministério da Saúde lançou a campanha de intensificações de esforços para reduzir esses índices apontados pela OPAS e o HMC segue parceiro por meio de seis pilares, são eles: 1º correta identificação dos pacientes para um melhor acolhimento por meio de pulseiras coloridas. 2º melhora na comunicação entre profissionais. 3º melhora na segurança da prescrição médica, indicação e administração de medicamentos. 4º cirurgia segura com procedimentos precisos e com todos os recursos garantidos. 5º Reduzir os índices de infecção relacionados à assistência à Saúde, por meio de campanhas de higienização de mãos, política de monitoramentos antimicrobianos de uso restrito, entre outros e 6º prevenção de queda e lesão.  Todos esses temas serão fortemente disseminados entre os setores do HMC até a próxima terça e, após isso, passaremos a atuar em educação continuada não apenas no HMC mas também no Hospital São Benedito”, frisou a RT.

 

De acordo com Edison Fernandes Moura, diretor administrativo da Empresa Cuiabana de Saúde Pública ECS (que faz a gerência dos dois hospitais cuiabanos), o trabalho do Núcleo Gestão de Qualidade reforça o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em humanizar cada vez mais a Saúde Pública da Capital.

 

“Com o trabalho do Núcleo Gestão de Qualidade, além de hospitais estruturados com equipamentos de primeiro mundo, os que buscarem os serviços de Saúde no HMC e São Benedito, encontrarão equipes extremamente preparadas dentro dos padrões do Ministério da Saúde para ofertar o melhor atendimento. Isso ratifica o compromisso de humanização do prefeito Emanuel Pinheiro com todos que dependem exclusivamente dos serviços públicos da Capital”, finalizou o diretor.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 215 Fevereiro de 2020

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados