Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 27 de Abril de 2019, 09:52 - A | A

Sábado, 27 de Abril de 2019, 09h:52 - A | A

VACINAÇÃO

Lucas do Rio Verde vacinou contra gripe 26% da meta na primeira semana

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta sexta-feira (26) o primeiro balanço da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2019. Em Lucas do Rio Verde, cerca de 3.500 pessoas tomaram a vacina nesta primeira semana, o que corresponde a aproximadamente 26% da meta vacinal.

 

A vacinação segue até o dia 31 de maio em todos os PSFs e o Dia D será realizado no dia. A meta é imunizar 11.600 pessoas no município. “A vacina é um método eficaz de proteger contra as doenças, nós não temos dúvidas nenhuma disso, e incentivamos os luverdenses que fazer parte do grupo de risco a tomarem as vacinas. E para facilitar o acesso, vamos realizar o Dia D, em 4 de maio (sábado), quando todas as unidades de saúde estarão abertas das 7h às 17h”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Bespalez.

 

A supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, orienta a população. “A época de abril e maio são épocas propícias pros vírus circulantes na região. Em 2018, a gente teve quatro registros de Influenza no município, sendo que um caso evoluiu à óbito, e tivemos também um caso de óbito por Influenza na região, e no momento a gente está com um caso não grave da doença que aguarda exames. Então, é muito importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem se vacinar para estarem imunes. A vacina é bastante eficaz e protege contra quatro tipos de vírus”, explicou a supervisora.

 

Keli informa ainda que o Ministério da Saúde fez alterações no público-alvo da campanha e incluiu mais profissionais. “No dia 17, início da campanha, era um público, porém agora o ministério fez alterações e incluiu policiais civis, militares, bombeiros e todos os oficiais das forças armadas em atividade. Então, todas as pessoas do público-alvo têm que procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. E se surgir dúvidas quanto ao público-alvo, é só procurar o PSF para orientações.”

 

A vacina está disponível para o público-alvo da campanha de vacinação, que são gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos acima de 60 anos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais (diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, portadores de HIV, entre outras), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

 

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários