O número de acidentes de trânsito sobe mais a cada dia que passa, entre as maiores causas desses acidentes está o uso de celular ao volante. Segundo dados fornecidos pela ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso deste eletrônico é o terceiro no ranking dos causadores de acidentes no Brasil.
Para reduzir esse índice, o governo vem investindo em radares de velocidade e câmeras de vigilância no trânsito, a fim de punir os motoristas infratores e aumentar os índices de segurança nas vias. Essa punição tem como base a geração de uma multa que vem acompanhada da retirada de pontos da carteira de habilitação.
Quando essa perda de pontos na CNH chega ao número 20, o motorista pode ter sua carteira suspensa ou cassada, perdendo o direito de dirigir por um período de até dois anos. Neste artigo você entenderá melhor como essas duas situações acontecem e o que fazer se tiver a CNH cassada ou suspensa.
Como funciona a suspensão da CNH?
A suspensão da CNH acontece quando um motorista recebe multas, em um período de 12 meses, que somem a perda de 20 pontos. Assim que esse limite é atingido, ele é notificado através de uma carta sobre a suspensão da sua carteira de motorista. A partir do recebimento desta notificação, o motorista terá um período para se defender, apresentando uma defesa referente às multas, junto ao Detran. Caso essa defesa não seja aceita, ou o motorista não se manifeste, ele terá sua CNH suspensa pelo período de 1 ano.
O que fazer se tiver a CNH suspensa?
Caso o motorista tenha sua CNH suspensa, ele deverá entregar sua carteira em um dos postos de atendimento do Detran de sua região. Em seguida, receberá uma autorização para iniciar um curso de reciclagem ofertado pelo Detran, em um centro de formação de condutores, que deverá ser feito durante esse período de proibição de dirigir.
Como funciona a cassação da CNH?
A cassação da CNH é uma situação mais grave que a suspensão. Ela pode acontecer por diversos motivos e é capaz de deixar o motorista proibido de conduzir por um período de dois anos. Um dos motivos mais comuns de cassação de CNH são motoristas que são pegos dirigindo durante o período em que sua carteira está suspensa.
Assim como na situação anterior, o motorista será notificado por carta sobre a cassação de sua CNH e terá um período de 30 dias para se apresentar ao Detran com uma defesa. Caso a defesa não seja aceita, ele terá seu direito de dirigir cassado pelo período de 24 meses, período esse que começará a ser contado a partir da data de entrega da CNH no Detran.
O que fazer se tiver a CNH cassada?
Se o motorista se negar a entregar a CNH, ou estourar o prazo para fazer isso, ele terá sua CNH bloqueada, o que impedirá que ele volte a dirigir, consiga renovar a carteira ou mesmo emitir uma segunda via. Cumprindo corretamente seus deveres junto a cassação da carteira e realizando o curso de reabilitação (obrigatório), assim como no procedimento do caso de suspensão da CNH. Depois do prazo de dois anos o motorista poderá renovar sua carteira de motorista e voltar a dirigir.
Por isso, se você está prestes a estourar os pontos da sua CNH, fique atento e evite cometer infrações de trânsito, como mexer no celular enquanto dirige. Até porque, caso você sofra um acidente, mesmo tendo um seguro auto, não adianta contar com ele nesse caso. A final, nenhuma seguradora garante indenização, seja de perda parcial ou total, para acidentes causados por infração de trânsito.
CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.
0 Comentários