PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 10h:22
Tamanho do texto A - A+
CIDADES
DEZEMBRO VERMELHO Twitter

Pessoas vivendo com HIV/Aids e infectados por ISTs têm tratamento de referência oferecido pelo SUS

Por: Redação

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atua regularmente na conscientização e combate às infecções sexualmente transmissíveis em Cuiabá. O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Cuiabá é referência em atendimento contínuo e humanizado para pessoas soropositivas, com Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na capital e para outros municípios do estado.

 

Além dos suportes de testagem rápidas que permitem celeridade nos diagnósticos, o SAE fornece os medicamentos para tratamento das ISTs e a Profilaxia Pre Exposição (PrEP). De acordo com a coordenadora do SAE, Kamylla Reis, atualmente cerca de 4.500 pessoas estão cadastradas para o acompanhamento de tratamento para HIV/Aids. Além disso, o SAE atende em média 500 casos de ISTs ao mês, entre sífilis, gonorréia, clamídia, HPV e outras. “Em Cuiabá surgem em média, 400 novos casos de pessoas infectadas com o vírus da Aids a cada ano. O perfil da maioria de novos casos dos usuários do serviço é de jovens entre 18 e 28 anos, ensino médio completo a superior completo, homens homossexuais e heterossexuais, solteiros”, revela a coordenadora.

 

Kamylla comenta ainda que o número de infectados pode ser maior, visto que muitas pessoas não têm conhecimento de que possuem o vírus ou não procuram tratamento especializado, como o oferecido no SAE. As pessoas que tem o diagnóstico do HIV confirmado devem procurar o atendimento no SAE, para realizar o tratamento de forma gratuita. “Os medicamentos para tratamento do HIV são os antirretrovirais, que são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos da Profilaxia Pre Exposição também são fornecidos pelo Ministério e dispensados à população que se encaixe dentro dos critérios de elegibilidade”, explica.

 

Em alusão ao Dezembro Vermelho, a coordenação do Programa IST / AIDS e Hepatites Virais, juntamente com o SAE vão realizar, na próxima quinta-feira (12) uma roda de conversa com os profissionais do Hospital Municipal de Cuiabá – HMC no período da manhã. À tarde, das 13h às 16h a equipe do SAE estará no HMC realizando testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e Hepatite B e C.

 

“Temos trabalhado estratégias para intensificar a conscientização da população sobre os riscos, investindo em medidas que deem celeridade aos diagnósticos e tratamentos às doenças. A idéia é evitar uma epidemia das IST em Cuiabá, especialmente da Sífilis, que é porta de entrada para o vírus do HIV. Nosso objetivo é diminuir o número preocupante de novos casos e oferecer o melhor atendimento que possibilite qualidade de vida a estes usuários do Sistema Único”, disse Mariella Padilha, Coordenadora Técnica do Programa IST AIDS e Hepatites Virais.

 

 

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 211 Janeiro de 2020

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados