Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 25 de Julho de 2019, 16:23 - A | A

Quinta-feira, 25 de Julho de 2019, 16h:23 - A | A

OBRAS

Secretaria executa serviços de limpeza e manutenção no cemitério municipal

REDAÇÃO

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras, iniciou, nesta semana, uma ação de limpeza, manutenção e serviços gerais no cemitério municipal. São executados desde o corte de grama, serviços de capinagem, limpeza de vala e demais. A programação, conforme explica o gestor da secretaria, Daniel Brolese, é que os serviços sejam executados pelos próximos 15 dias. 

 

Conforme o secretário, os servidores também vêm retirando entulhos e materiais diversos descartados de forma irregular no espaço. Mas o desafio, lembra, é assegurar a consciência mínima da população para a não prática de ações dessa natureza. Nessa semana, dias antes de ser deflagrada a operação de limpeza, técnicos da Secretaria flagraram o descarte de materiais como vidros, plásticos, garrafas, restos de materiais de uso domiciliar, caixas de papelão no cemitério.

 

O secretário alerta para outra situação recorrente no espaço: materiais de construção utilizados na reforma de túmulos e que deixam se ser recolhidos pelos responsáveis pelas obras. "As pessoas estão realizando obras de reforma nos túmulos, mas deixando todo o material que sobra e os entulhos da construção na própria área, sem os recolher, para que a Prefeitura faça a retirada. A Prefeitura não tem a obrigação de limpar e recolher esses resíduos, pois essa é uma responsabilidade de quem realiza a obra. Dessa forma, o município não dá conta de limpar".

 

Brolese adianta que para evitar situações como essas, o poder público municipal não descarta a emissão de multas ao cidadão flagrado cometendo tal irregularidade. 

 

FALTA CONSCIÊNCIA

Não apenas no cemitério os flagrantes de descarte irregular de material são observados. Nas áreas verdes e institucionais sob responsabilidade da Prefeitura, por exemplo, restos de móveis residenciais como mesas, cadeiras, camas, sofás, colchões e mesmo lixo doméstico misturam-se à paisagem. Não tem sido poucos os flagrantes registrados pelas equipes das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras.

 

Nesta semana, um dia após a Secretaria de Meio Ambiente realizar a limpeza de uma área na rua das Avencas, não demorou para que restos de massa verde, papelão e plástico fossem jogados no local. A ação ocorreu de quarta para a quinta-feira (25).

 

Quem pratica tal ato pode não saber, mas jogar ou depositar entulhos em locais públicos ou privados não permitidos configura uma infração administrativa cometida contra o meio ambiente, sujeitando o autor ao pagamento de multa de 100 a 10 milhões de Unidades de Referência (UR), conforme determina o Código Municipal de Meio Ambiente. Cada UR vale R$ 2,72. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários