Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 08:51 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 08h:51 - A | A

PROGRAMA

Sicredi realiza 8° Encontro Estadual em Cuiabá

Redação

Educação tem o poder de transformar pessoas e realidades. A partir desse pressuposto foi concebido entre os dias 26 e 27 de junho, o 8º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida, no hotel Gran Odara. Promovido pela Central Sicredi Centro Norte, o evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre educadores e gestores escolares para dois dias de palestras e debates sobre a educação, além da apresentação de ferramentas que auxiliaram os professores e diretores na rotina escolar. 

 

Assessoria

escritor

 

Com o tema “Histórias de uma educação que transforma”, a edição 2019 do Encontro Estadual foi realizada de forma diferente, no intuito de mostrar que a educação que transforma é aquela que motiva e ensina, e que ao mesmo tempo traz confiança, autoestima e estímulo à cooperação. O Sicredi acredita que a educação que transforma é capaz de escrever belas histórias e algumas delas serão apresentadas ao público durante o evento.

 

“Sempre tivemos o desejo de mostrar como a educação transforma as pessoas, especialmente aquelas que fazem parte do Programa A União Faz a Vida, que tem uma metodologia de projetos diferenciada, na qual o aluno é o protagonista do conhecimento. Este ano foi o momento de trabalharmos isso. Vamos trazer histórias de professores e alunos que tiveram a realidade transformada em decorrência dos valores transmitidos pelo programa que são ética, respeito, justiça, cidadania e cooperação, seja na escola, na família ou na comunidade”, afirma Efrain Ricca, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Centro Norte.

 

Assim as histórias foram mostradas através de encenações feitas por atores do Teatro Mosaico, no intuito de deixar as histórias mais próximas da realidade e despertar emoções no público. No dia 26, a abertura do evento foi à noite, com as boas vindas dadas pelo vice-presidente da Central Sicredi Centro Norte, Sérgio Dezordi, seguido de entrega de reconhecimento a autoridades e da primeira encenação teatral. Na sequência foi a palestra “Desafios da Educação na Ausência de Regras”, ministrada por Rossandro Klinjey, inspirada na realidade atual, em que o comportamento das crianças está modificado por influência da tecnologia como o uso de tablets e smartphones e que muitas vezes querem fazer suas próprias regras. Através de uma fala simples e ao mesmo tempo impactante, a palestra promete contagiar o público e torná-lo multiplicador dessa técnica. O diretor-executivo da Central Sicredi Centro Norte, Seneri Paludo fará o encerramento da noite, celebrada com um coquetel.

 

No dia seguinte (27), o evento começou às 8h. O gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo Efrain Ricca fará a abertura, seguida da segunda apresentação teatral. Na sequência foi  palestra “Educação Inclusiva e Transformadora”, com Ana Rosimeri Araújo da Cunha, que compartilhará toda sua experiência com o público acerca da inclusão social, como ela pode ser feita na escola e o poder transformador que ela tem na vida de quem possui alguma limitação. 

 

A terceira encenação ocorreu na sequência e depois dela será a palestra “A Abordagem Coaching na Educação”, com Dariane Begatoli, que apresentou aos professores ferramentas para aplicar o coaching em sala de aula, na tentativa de corrigir situações inadequadas com uma abordagem chamada de “disciplina positiva”.  Na sequência haverá o painel para debate. À tarde, a programação começa com a quarta apresentação teatral e a palestra “Quem Ensina, Aprende”, com Sidnei Oliveira, para mostrar que o professor deve se colocar nessa posição, chamada também de humildade pedagógica, em que o professor se coloca na condição de “aprendente” e constrói o conhecimento junto com os alunos, o que vai ao encontro da metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida. Na sequência haverá outro painel.

 

A quinta encenação teatral antecedeu a última palestra do evento, uma surpresa ao público. O poeta e ativista da cultura nordestina Bráulio Bessa proporcionará um momento de emoção, para encher o coração e a mente de motivações para usar a educação como mola propulsora de melhorias na sociedade. “Nosso grande objetivo é proporcionar formação aos nossos parceiros, que são os professores e gestores escolares e celebrar as conquistas do programa. Ainda não temos os reflexos dele na sociedade em números, porque é difícil mensurar isso, mas os depoimentos que ouvimos diariamente nos motiva a continuar com esse projeto que cresce a cada ano”, comenta Ricca.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários