Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019, 16:56 - A | A

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019, 16h:56 - A | A

EDUCAÇÃO EM CUIABÁ

Vagas em creches e escolas de Cuiabá não atendem a 50% da demanda e mais de 3 mil crianças estão na fila de espera

G1-MT

 

Mais de 3 mil crianças estão na lista de espera para conseguir uma vaga no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) ou creches, em Cuiabá, para iniciar o ano letivo de 2019. Ao todo, as unidades de educação receberam 6.860 solicitações, mas apenas 3,8 mil vagas estão disponíveis, ou seja, a demanda corresponde ao dobro da oferta.

 

A Secretaria de Educação da capital informou que não vai conseguir atender a todas as solicitações e a seleção de vagas deve seguir alguns critérios. Em primeiro lugar, têm preferência nas vagas as crianças com deficiência, crianças de famílias que dependem do Bolsa Família, famílias de baixa renda e a proximidade da casa onde a criança mora até a creche ou Cmei.

 

A dona de casa Driele de Almeida Santos e o marido dela foram a uma creche do Bairro Pedra 90, em Cuiabá, com o intuito de matricularem a filha de 3 anos que está na lista de espera, mas não conseguiram.

 

“Viemos tentar efetivar a vaga da nossa filha, mas não deu certo. Achei que poderia fazer a matrícula, mas pediram para aguardar eles entrarem em contato”, disse.

 

Driele conta que os dois estão desempregados e, como não tem com quem deixar a filha, eles se revezam na busca por uma oportunidade de emprego.

 

“Fico sem saber o que fazer, de mãos atadas. Já não sei mais a quem recorrer. Está muito difícil”, lamentou.

 

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado, disse que não terá segunda chamada e que as unidades de educação devem chamar as crianças conforme a lista de espera.

 

A Prefeitura de Cuiabá informou que, entre fevereiro e abril, novas vagas devem ser abertas.

 

Segundo Edilene, serão 150 vagas disponíveis em fevereiro e, com a inauguração de mais dois Cmeis prevista para abril, outras 480 vagas devem ser disponibilizadas.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários