Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
Notícia Max
19 de Setembro de 2024

CIDADES Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 16:16 - A | A

Terça-feira, 11 de Junho de 2019, 16h:16 - A | A

MEIO AMBIENTE

XV Semana do Meio Ambiente destacou a importância da gestão ambiental compartilhada

Redação

Chegou ao fim nesta segunda-feira (11.06) a 15ª Edição da Semana de Meio Ambiente que aconteceu entre os dias 3 e 10 de junho em todo o estado de Mato Grosso. Além de palestras, mesas redondas e visitas técnicas, esta edição foi marcada pelo lançamento do Projeto 'Juntos pelo Araguaia' e pela sanção da lei de Política Estadual de Educação Ambiental.

 

Durante o lançamento do ‘Juntos pelo Araguaia’, projeto idealizado por Mato Grosso e Goiás para salvar o rio Araguaia do assoreamento (acúmulos de detritos, lixo, entulho e outros materiais), foi assinado um protocolo de intenções na cidade de Aragarças, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e dos governadores Mauro Mendes e Ronaldo Caiado. O programa prevê a conservação também de outras bacias hidrográficas do Brasil, e para a execução, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre secretarias de Meio Ambiente de MT e Go e ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

as

 

A Lei da Política Estadual de Educação Ambiental, que moderniza as regras educacionais voltadas para a manutenção e recuperação dos sistemas naturais, foi sancionada pelo governador Mauro Mendes durante as celebrações da Semana do Meio Ambiente. O chefe do Executivo de Mato Grosso lembrou que a lei de Educação Ambiental foi amplamente divulgada e discutida em mais de 90 municípios do estado. 

 

Gestão Compartilhada

 

O tema da XV edição foi “Meio Ambiente – Gestão Compartilhada” com foco na discussão entre os diversos setores da sociedade sobre inovações nas políticas públicas e integração econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável como forma de buscar um futuro melhor. As palestras, visitas técnicas e mesas redondas tiveram a participação de servidores da Sema, técnicos, acadêmicos, estudantes e sociedade civil.

 

O governador Mauro Mendes falou sobre a importância de uma gestão ambiental compartilhada e chamou o cidadão para, junto ao Estado, fazer sua parte para um meio ambiente mais equilibrado. “Esperamos que cada uma faça sua parte. O cidadão também precisa se conscientizar que jogando lixo na rua ele acaba contaminando as nossas nascentes, nossos rios, que são fontes de vida. Com o descarte de forma inadequada está agredindo a natureza e esperamos que o cidadão mato-grossense possa compreender esses desafios a partir da educação ambiental”.

 

Abertura

 

A edição deste ano foi aberta com uma caminhada ecológica e o plantio de mudas no Parque Mãe Bonifácia. Durante a solenidade foram entreguem os novos banheiros do Parque estadual e o Certificado de Aposentadoria de Créditos de Florestas para compensação das Emissões de CO2 do evento ‘Semana do Meio Ambiente 2019’ pela empresa Forest Friend.

 

Na ocasião, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, agradeceu toda a equipe organizadora e os parceiros que possibilitaram a realização do evento. "A responsabilidade de um meio ambiente de qualidade é de todos. Órgãos públicos, privados, empresas e instituições da sociedade civil tem um papel relevante nas reflexões de políticas públicas de meio ambiente, nas quais Mato Grosso tem um protagonismo no país. Todo projeto que traga melhor qualidade de vida deve ser ressaltado, destacado, estimulado, porque pode fazer diferença", disse na ocasião.

 

Na abertura da XV edição foi lançada uma campanha de entrega voluntária de óleo usado, organizada pelo projeto de educação ambiental Teoria Verde. Serão mais de 30 pontos de coleta na cidade, onde as pessoas vão poder fazer o descarte correto do produto. Entre os locais de coleta estão a Sema, Shopping Popular, Várzea Grande Shopping, Instituto Federal de Mato Grosso, além de condomínios, prédios e empresas.

 

Programação

 

Os trabalhos realizados pela Sema foram encerrados na quinta-feira com a palestra do doutor em direito tributário ambiental Werner Grau Neto ‘O ambiente institucional e o risco de judicialização da questão ambiental (código florestal, licenciamento e compensações)’. Porém, a programação de órgãos parceiros continuou até esta segunda (10.06). As atividades ocorreram ao mesmo tempo na capital e no interior, com eventos em várias regionais da Sema. 

 

Durante toda a semana foram realizadas as atividades: feira de Agricultura Familiar e Artesanato, exposição de trabalhos acadêmicos, materiais recicláveis da Asmat e exposição de animais taxidermizados pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, além de doação de mudas pelo projeto Verde Novo.

 

Os estudantes tiveram uma programação especial e puderam conhecer o projeto nossa energia de conscientização ambiental realizado pela energisa e o laboratório móvel do Águas Cuiabá, que deu uma amostra de como é feito o tratamento da água. O grupo de teatro Nó apresentou uma peça de sensibilização sobre os riscos de se fazer “gato” em casa e o uso consciente de eletrodomésticos.

 

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Brasil, Edson da Silva Pires, que esteve presente em grande parte da programação, destacou ser muito importante o debate entre governo, estudiosos, acadêmicos e sociedade civil, que sente in loco o que é necessário para melhorar a qualidade de vida. “Essa sementinha que está sendo plantada pelo governo para provocar a sociedade civil de que cada cidadão tem responsabilidade com a sua casa, sua rua, sua cidade é necessária. Eventos do tipo devem ser cada vez mais frequentes dentro das comunidades”. 

 

Parceiros

 

O diretor geral da Águas Cuiabá, Luis Fernando Fabriani, uma das instituições parceiras da Sema para a XV edição da Semana do Meio Ambiente afirmou estar feliz em ser parceiro do governo do Estado em um evento tão importante. “ Esta semana serve para pensarmos nos recursos naturais que temos, como a água, que é fonte de vida essencial para todas as espécies do planeta. Desenvolvimento sustentável é pensar no próximo e preservar o meio ambiente para o futuro”, destacou.

 

Para a realização da edição de 2019 da Semana do Meio Ambiente, a Sema teve a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Estado (MPE), Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Tribunal de Justiça – Juizado Volante Ambiental (Juvam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), União Nacional do Etanol e do Milho, Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (Asmats), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Sebrae, Sesc Pantanal, Universidade de Cuiabá (Unic), Instituto Ação Verde, Desbravadores, Águas Cuiabá e Energisa.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários