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Quarta-Feira, 27 de Junho de 2018, 08h:46
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ATRATIVO TURÍSTICO

Encontro de empresários esquenta a gastronomia de Cuiabá

Por: Assessoria | Sebrae-MT

Gastronomia cuiabana

 

Com tempero de negócio e sabor de atrativo turístico, a gastronomia de Cuiabá tem um histórico respeitável, graças aos ingredientes genuínos e aos saberes únicos que dominam as cozinhas cuiabanas. Todo esse potencial pode ganhar força exponencial com a união das empresas e de toda a cadeia de alimentação fora do lar. Esse é um dos objetivos do Encontro da Gastronomia de Cuiabá, que reúne cerca de 60 empresários do segmento de bares e restaurantes, no Hotel Delcas, em Cuiabá.

 

Com pitadas “pra lá” de provocativas, a consultora nacional Pérola Akerman, especialista em planejamento estratégico de redes empresariais, desafia os donos de bares e restaurantes a estruturar um verdadeiro polo gastronômico, em Cuiabá.

 

"Trabalho o associativismo, no sentido de organizar o grupo para atuar em conjunto. Eles adquirem forças, representatividade e podem, com a troca de experiências e o compartilhamento de informações, fazer crescer seus negócios e fortalecer a região", disse a especialista trazida do Rio de Janeiro pelo Sebrae.

 

Cuiabá tem cultura, saberes e gastronomia autênticos e originais, com potencial de reconhecimento nacional e internacional. Esperamos com essa iniciativa promover ações que desenvolvam a união das empresas para a construção de lideranças, e viabilizar o acesso a informações para que os estabelecimentos apresentem produtos de qualidade e sejam qualificados”, reitera a gestora do Projeto Food Experience do Sebrae Mato Grosso, Inajara Amorim.

 

Atento ao movimento dos bares e restaurantes, em geral, maior a partir das quarta-feira, a programação do Encontro foi desenhada em dois momentos para não impactar a rotina dos empresários. Nos dias 18 e 19 de junho, foram abordadas percepções e perspectivas da gastronomia de Cuiabá e a oficina de planejamento estratégico com análise do cenário atual.

 

Nesta semana, dias 25 e 26 de junho, acontecem oficinas de planejamento estratégico, com elaboração de missão, visão e valores, além dos focos estratégicos de cada negócio.

 

Alta Floresta colhe frutos da governança

 

Com um polo gastronômico estruturado, o município de Alta Floresta (795 km de Cuiabá) é referência para esse trabalho e se delicia com os preparativos para a quinta edição do Festival Gastronômico Sabores da Floresta, que deverá ocorrer nos dias 20,21 e 22 de julho. O evento movimenta a região e tem previsão de público de 5 mil participantes.

 

Apaixonada pela cozinha, dona de um buffet e marmitaria, a presidente da Associação Gastronômica de Alta Floresta, Leana Reis, fala sobre a organização do segmento.

 

Esse é um trabalho contínuo e parece que nunca estamos prontos. A Associação traz ganhos para todos e, hoje estamos com 33 participantes, e colhemos os frutos do reconhecimento do festival gastronômico também para o setor de turismo”, explicou Liana, que já participou de cursos e missões do Sebrae realizados no Peru, em Belém e São Paulo.

 

O Sebrae começou o trabalho com a gastronomia em Alta Floresta, em 2013, como ação compensatória da construção da Usina Teles Pires, com foco no desenvolvimento do turismo.

 

Começamos do zero em relação à gastronomia e, aos poucos, o grupo foi se organizando com apoio   do Sebrae e nasceu o primeiro festival gastronômico do município. Depois, viram que era vantajoso permanecer organizados e se organizaram em associação, que vem se fortalecendo, focada na governança colaborativa e organiza o festival anualmente”, explica Marta Torezam, analista do Sebrae, reforçando que o trabalho é uma história de sucesso que deve inspirar outros grupos de empresários.  

 

Empresários de MT na maior feira de alimentação do país

 

Um grupo de 45 empresários de Cuiabá, Tangará da Serra e Rondonópolis participou de uma missão técnica na maior feira de alimentação do país, a 34ª edição da Fispal Food Service, que aconteceu, de 12 a 15 de junho, em São Paulo.

 

Durante a 34ª edição da Fispal os empresários mato-grossenses tiveram acesso a inovações digitais que os negócios de alimentação fora do lar podem agregar, como aplicativos de reserva em restaurantes, mesa com telas touch interativas para pedidos do cardápio e interação nas redes sociais, entre outras novidades.

 

Organizada pelo Sebrae Mato Grosso, a missão incluiu visitas técnicas exclusivas a estabelecimentos conceito, proporcionando novas vivências e a troca de experiências sobre os gargalos da cadeia de alimentos e bebidas.

 

O Sebrae atua em todo o território nacional e há mais de 40 anos, promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios em Mato Grosso.

 

Signatário do Pacto Global, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Sebrae MT realiza o Encontro de Gastronomia atento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

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Edição 148 de Setembro de 2018

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