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Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018, 09h:06
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INCENTIVO

Cuiabá apresenta potencial turístico em feira de negócios

Por: Redação

 

Representantes do setor do Turismo e do poder público se reuniram na abertura da Expo Varejo 2018, na quarta-feira (8), em busca de soluções para o turismo e hotelaria em Cuiabá. Lá, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, destacou a potencialidade da Capital como polo para o turismo de negócios e salientou as ações da Prefeitura para a consolidação da cidade nesta modalidade.

 

De acordo com ele, a Prefeitura tem atuado em três frentes principais para fomentar o segmento. A primeira é a infraestrutura, garantindo equipamentos e acesso aos pontos turísticos da cidade; a segunda é a capacitação, que se dá por meio de cursos oferecidos em parceria com o Ministério do Turismo (MTur); já a terceira, diz respeito à divulgação e marketing das nossas atrações.

 

Somam-se a isso os esforços da administração em trazer eventos para cá. “Existe um trabalho tanto da inciativa privada, quanto da Prefeitura nesse sentido. Inclusive lançamos em parceria com o Estado, um projeto com este objetivo. Para os 300 anos teremos uma programação variada nas áreas da medicina, administração, religiosidade, dentre outras”, explica o secretário.  

 

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, as ações integram a proposta de “virar” a cidade para o Rio Cuiabá. “Historicamente a Capital cresceu de costas para rio, por isso queremos agora valorizar esta região.” Sendo assim, uma série de obras será realizada na localidade, como melhorias no Mercado Municipal, no Cais do Porto e a segunda etapa da Orla do Porto”, afirma Pinheiro.

 

Impacto no comércio e geração de renda

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, a atividade turística impacta diretamente outros 52 setores, sendo uma das áreas na qual a renda é melhor distribuída. Ele também explica que o turismo de negócios deixa quatro vezes mais dinheiro nos município que o turismo de lazer. “Quem vem, traz a família e tem um poder aquisitivo maior. Ganha o hotel, a gastronomia, o artesão e o comércio.”

 

Em sua opinião, contudo, Cuiabá apresenta campo para as duas áreas. “Vocês tem tudo, essa é uma das regiões mais bonitas do Brasil. Tem cachoeiras, tem Pantanal, tem Amazônia, só falta um empurrão para tudo acontecer”, diz Linhares.

 

De olho nessa extensa rede, o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Nelson Soares Júnior, destacou a participação efetiva do comércio no setor. “A resposta do comércio é proporcionar a demanda. Quanto mais o turismo trouxer gente, mais o comércio vai se atualizar e se preparar para responder a altura.”

 

Júnior também fala sobre a atuação da Prefeitura. “Ainda precisamos de melhorias no centro histórico, onde está sendo feito um trabalho pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com inaugurações de praças, e valorização de pontos históricos.”

 

O evento

Além de estandes de fornecedores, equipamentos e tecnologia, com as últimas tendências e novidades para o setor, a Expo Varejo, que começou nessa quarta-feira (8), oferecerá oficinas e palestras com importantes nomes do cenário nacional. Considerada a maior feira de varejo de Mato Grosso, a Expo Varejo também oferece oportunidades para quem quiser reciclar ou aperfeiçoar conhecimentos em diversas áreas.

 

“Várias empresas do Brasil estão aqui, juntas para apresentar oportunidades. Não poderíamos estar fora desse evento, mostrando possibilidades para o desenvolvimento de Cuiabá”, finaliza Vuolo.

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Edição 143 de Agosto de 2018

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