ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 06 de Junho de 2018, 15h:00
Tamanho do texto A - A+
Twitter
ÓTIMA OPÇÃO

Bolo trufado sem glúten e lactose

Por: SPORT LIFE BRASIL

Bolo trufado

 

Ingredientes – Massa:

2 xícaras (350g) de açúcar de cana ou mascavo.

1 ½ xícara (160g) de farinha de arroz.

1 ½ xícara (160g) de farinha de arroz integral.

2/3 xícara (50g) de cacau em pó.

2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio.

1 colher de sobremesa de sal.

2 xícaras (500ml) de água.

2/3 xícara (160 ml) de azeite ou óleo vegetal.

2 colheres de sopa (30ml) de melaço de cana ou xarope de maple.

2 colheres de sopa (30ml) de vinagre de cidra.

 

Ingredientes – Recheio e cobertura:

1 xícara (125g) de açúcar de cana.

½ xícara (75g) de amido de milho.

½ xícara (40g) de cacau em pó.

½ colher de sobremesa de sal.

900 ml de leite vegetal (se for um leite adoçado, reduza a quantidade de açúcar para, cerca de, 2/3 de xícara)

½ xícara (85g) de chocolate preto partido em pedaços. (preferencialmente mais de 60% cacau)

½ xícara (200g) de avelãs com pele.

 

Modo de preparo:

Para fazer o bolo você vai precisar de uma forma redonda de 23 ou 24 cm de diâmetro. Caso tenha duas formas, prepare o bolo com as quantidades indicadas na lista de ingredientes. Caso tenha apenas uma forma, divida as quantidades do bolo pela metade e faça novamente a mesma receita.

 

Modo de preparo – Massa:

Peneire em uma tigela grande as farinhas, o açúcar e o cacau. Acrescente o bicarbonato de sódio e o sal. Misture tudo com o fouet (o clássico batedor de arame) e reserve. Numa outra tigela, junte a água com o azeite ou óleo, o vinagre de maça e o melaço. Misture bem até que o melaço fique totalmente incorporado nos líquidos. Transfira a mistura líquida para a tigela com as farinhas e misture bem com o fouet, até a massa fique suave. Forre a forma com papel vegetal ou com óleo e cacau em pó. Para nivelar a massa e evitar que se formem canais de ar, no bolo, coloque a massa na forma, e dê leves batidinhas com o fundo na mesa. Leve ao forno a 180ºC durante, cerca de, 30 minutos. No caso de ter as duas formas, leve ambas ao forno simultaneamente e ao mesmo nível. Espere de 5-10 minutos depois do bolo sair do forno. Retire da forma e aguarde esfriar. Se tiver apenas uma forma, após o bolo ser retirado, repita todos os passos anteriores para fazer o 2º bolo.

 

Modo de preparo – Recheio de cobertura:

Peneire o cacau, o açúcar e o amido de milho. Acrescente o sal e misture tudo com fouet. Lentamente adicione o leite, mexa até que os ingredientes secos fiquem completamente dissolvidos. Leve a panela ao fogo médio-alto, continuando a mexer (pode ser com uma colher de pau ou silicone), até que a mistura comece a engrossar. Quando o molho começar a ferver, baixe o fogo e deixe fervilhar por mais 1 minuto, de modo a ficar mais consistente, não pare de mexer para que não fique agarrado ao fundo da panela. Retire do fogo, junte os pedaços de chocolate e envolva tudo até que o chocolate derreta. Coloque o molho em uma taça para esfriar. Esfrie na temperatura ambiente ou coloque na geladeira. Neste caso, cubra a superfície do molho com papel vegetal para não formar uma “pele. Toste as avelãs, colocando-as no forno a 180ºC, de 5-10 minutos. Após esfriar esfregue-as nas mãos para retirar a pele e reserve. Aguarde todos os componentes do bolo esfriarem.

 

Montagem do bolo trufado sem glúten e lactose:

Pique ou corte grosseiramente as avelãs e reserve. Corte, horizontalmente, os dois bolos de chocolate totalizando 4 camadas.Coloque a primeira camada de bolo no prato de servir e passe uma quantia generosa do recheio de chocolate. Polvilhe com avelãs. Coloque outra camada de bolo por cima do recheio e repita o processo até o bolo ter as camadas que quiser podendo ter 3 ou 4. Quando a última camada de bolo for concluída, cubra o topo completamente e finalize com o resto das avelãs.

Twitter




COLUNISTAS
Enquete

BLOGS MAX

MAIS LIDAS


© 2016 NOTÍCIA MAX - Todos os direitos reservados.