ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018, 14h:50
Tamanho do texto A - A+
Twitter
FICA ESPERTO!

Multas pouco comuns que pegam motoristas nas estradas

Por: Andréia Silveira - Rastreadores.org

Reprodução

Multas Pouco Comuns

Esteja atento a essas dicas para não sofrer com estresse em viagem

Se você vai viajar de carro, além de se atentar aos cuidados com o seu veículo, como fazer uma revisão, por exemplo, é preciso ficar atento as leis de trânsito. Muitos motoristas ficam atentos apenas às multas comuns, mas quando recebem outros tipos de multas, ficam bastante surpresos.

 

Multas menos conhecidas que pegam motoristas de surpresa

 

Até mesmo os motoristas mais atentos podem ficar surpresos ao ser multado por algo que nem sabia que era errado. E não é nada agradável dirigir certo e tomar todos os cuidados necessários para ter uma viagem tranquila e, ao ser parado em uma blitz, receber uma multa.

 

Para não correr o risco de levar multa, até mesmo que você nem sequer tinha conhecimento, fique atento. Para te ajudar, relacionamos algumas multas menos conhecidas que pegam motoristas nas estradas. Veja:

 

1.Veículos emparelhados

Se você viaja com familiares ou conhecidos, em carros diferentes, saiba que não poderão andar emparelhados. O artigo 188 do Código de Trânsito Brasileiro diz que transitar ao lado de outro veículo, perturbando e atrapalhando o trânsito é uma infração média, portanto, 4 pontos na carteira + valor da multa.

 

2.Carga do bagageiro e caçambas longas gera multa

 

Existe norma para ser seguida ao transportar cargas na caçamba ou bagageiro de caminhonetes e picapes. Fique atento, pois você não pode ultrapassar o limite de 60% do entre-eixos e, no caso de picape maior, o limite de 1,8m. Se descumprir a lei, vai perder 5 pontos na carteira + o valor da multa.

 

3.Esquecer de ligar o farol baixo

 

Um assunto bastante comentado, porém que ainda alguns motoristas são pegos de surpresa ao receber essa multa que pode render 4 pontos na carteira+ o valor da multa. Dica: se você vai viajar ou costuma estar sempre na estrada, para não correr o risco, faça como muitos motoristas e ande até em vias urbanas com os faróis baixos ligados.

 

4.Bagageiro do teto acima do limite permitido

 

Ao utilizar um bagageiro no teto, saiba que ele não pode exceder a altura e nem o comprimento do teto. Exceto no caso de bicicletas, a altura máxima da carga não deve exceder a 50 centímetros. Fique atento, pois você pode perder até 5 pontos na carteira + o valor da multa. 

 

5.Falta de combustível

 

Na hora de abastecer o seu veículo, certifique-se de que ele chegará ao destino com a quantidade de combustível que possui ou pelo menos lembre-se de reabastecer na estrada, bem antes da gasolina/álcool acabar. Caso contrário, além de você ter a dor de cabeça de procurar um posto mais próximo, ainda poderá ser pego e multado. Sem contar que você perde 4 pontos na carteira.

 

6.Placa escondida pela bicicleta

 

Se você vai transportar bicicletas na traseira do seu automóvel, saiba que se a placa não estiver visível, gerará multa. Dica: use uma placa extra fixada num suporte com iluminação. A multa para esse caso pode render 7 pontos na sua carteira + o valor da multa.

 

7.Mala no banco de trás

 

Se você viaja sozinho ou com o carro mais vazio, por que não deixar uma mala no banco de trás? Saiba que isso pode lhe render uma multa e você perder 4 pontos na carteira.

 

Cuidados ao pegar estrada em feriados prolongados

 

Todos os anos e em diversos feriados a Polícia Rodoviária Federal registra diversos acidentes nas estradas. São manobras ilegais, motoristas alcoolizados, condições dos veículos, entre outros fatores. Para pegar estrada com segurança, considere:

•Fazer revisão do carro;

•Estude o trajeto, principalmente se não conhece a estrada;

•Condições do tempo (muito sol ou chuva);

•Verifique qual o melhor horário para você dirigir, se durante o dia ou à noite;

•Contrate um seguro auto com cobertura para carro reserva do seguro;

•Mantenha sempre boa distância do veículo à frente;

•Fique atento aos sinais de comunicação.

 

Andréia Silveira, colaboradora do site Rastreadores.org.

Twitter



Edição 143 de Agosto de 2018

COLUNISTAS
Enquete

BLOGS MAX



© 2016 NOTÍCIA MAX - Todos os direitos reservados.