PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 16h:27
Tamanho do texto A - A+
FICA ESPERTO
EX-REITOR Twitter

A UFMT lamenta o falecimento de Benedito Pedro Dorileo

Por: Assessoria

GAZETA DIGITAL

BENEDITO

 

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lamenta o falecimento do ex-reitor, professor Benedito Pedro Dorileo, ocorrido nesta quinta-feira (12), aos 85 anos. Além de reitor e professor titular da UFMT, Benedito Dorileo foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, cronista e imortal da Academia Mato-Grossense de Letras.

 

Ele marcou a história da Instituição como primeiro reitor eleito diretamente pela comunidade universitária, em 1982. Ficou no cargo até 1984, mas desde a administração de Gabriel Novis Neves ajudou na construção da UFMT, como Vice-Reitor Acadêmico e Vice-Reitor. “Ele falava do ‘facejamento’ da UFMT, ou seja, construir nossa instituição.”, conta a atual reitora, professora Myrian Serra. “É com grande pesar perdemos esse companheiro que foi fundamental para o que somos hoje”, completa.

 

Em um documentário realizado pela UFMT, o professor conta de sua luta para a criação da Instituição e fala de sua importância para o estado. “A UFMT é uma grande conquista do povo mato-grossense. Ela nasceu na década de 1970, após anos de campanhas, passeatas e reivindicações da população. Sem essa federal, não teríamos a oportunidade de participar de tanto progresso e desenvolvimento da nossa região.

 

O velório acontecerá na Capela Jardins.

Twitter

PUBLICIDADE



Edição 212 Janeiro de 2020

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados