Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

FICA ESPERTO Sábado, 01 de Outubro de 2022, 12:54 - A | A

Sábado, 01 de Outubro de 2022, 12h:54 - A | A

NOVIDADE

Em ação inédita TRE-MT realiza treinamento de urna no abrigo de idosos

É a primeira vez que uma casa de repouso funciona como local de votação em Mato Grosso

Redação

Nestas eleições a Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá funcionará como local de votação pela primeira vez na história do Estado de Mato Grosso. Além da iniciativa de transformar a Casa de Repouso em local de votação, o Cartório da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá em parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, realizou, nesta quinta-feira (29 de setembro), treinamento prático com os eleitores idosos que vivem no local.

O treinamento ocorreu através de uma eleição simulada com candidatos fictícios para que os eleitores do abrigo pudessem ter contato com o novo modelo da urna.

A Chefe do Cartório da 51ª Zona Eleitoral, Lidiane Barros, destacou a importância de resgatar essa possibilidade já que nessas eleições haverá, pela primeira vez, um local de votação no Abrigo Bom Jesus para possibilitar que os idosos residentes do abrigo possam votar e participar o processo democrático.

 “Muitos estão há um longo tempo sem votar e ficam felizes de estarem resgatando essa possibilidade, pois eles ficam aqui internos, acabam não tendo essa oportunidade e vários fazem muita questão de votar. É uma atividade inclusiva e de respeito aos idosos que o Tribunal está se propondo a fazer” destacou ainda Lidiane.

Jamil Amorim Queiroz, tesoureiro do abrigo, lembrou a importância do evento e do exercício do voto, dizendo que “esse tipo de atividade, com certeza eleva o espírito cidadão de cada um deles. Para que eles passem à situação de inclusão social, que muitas vezes, em muitos momentos, parece ficar esquecida. ”

Fernandes Máximo Evangelista, que reside no abrigo, enfatizou a importância do voto dizendo: “Eu tenho 80 anos de idade e domingo vou votar com todo prazer. Inclusive, já tenho os candidatos em que vou votar e acredito neles. Eu acho que cada um tem que dar a sua contribuição e a contribuição de cada um é votando”.

Luís Antônio, servidor requisitado da 51ª Zona Eleitoral, considerou a experiência inovadora: “Eu percebi que muitos deles estavam bastante ansiosos para votar”. Antônio orientou a todos que participaram do treinamento a levarem a colinha no domingo para facilitar a votação.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários