Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 10:57 - A | A

Segunda-feira, 22 de Julho de 2019, 10h:57 - A | A

REABERTURA

Secretário de saúde apresenta nova estrutura da Santa Casa que será reaberta

Nathany Gomes - Especial para o Notícia Max

 

O secretário de saúde Gilberto Figueiredo, apresentou durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (22) a nova estrutura do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá.

 

No dia 1º de março deste ano, a Santa Casa decretou uma grave crise financeira, ocasionando o fechamento da unidade e os pacientes realocados para os hospitais públicos da Capital. 

 

No início de maio o governo assumiu administração do hospital, que atualmente soma uma despesa mensal de funcionamento de cerca de R$ 15 milhões de reais. 

 

Segundo Gilberto por enquanto os recursos serão oriundos do Estado, Governo Federal e doadores da população que deseja auxiliar o funcionamento do hospital. 

 

“Oficialmente é uma unidade gerida pelo Governo do Estado com recursos do SUS, recursos da fonte estadual, recurso do apoio do Governo Federal pelo ministro Luiz Henrique Mandetta que é mato-grossense”, completou. 

 

Com a reabertura haverá um aumento no número de atendimentos, algo em torno de 40%. Toda a estrutura será destinada para o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando os serviços. 

 

De acordo com o secretário a previsão de internações quando o hospital estiver em pleno funcionamento é de 500 para cirurgias por mês, juntamente com o pronto atendimento que tem uma capacidade mensal de 300 atendimentos, via regulamento. 

 

“Como o Governo do Estado não tem condições de resolver a curto prazo a situação, essa decisão encaminhou para que o Estado atendesse naquilo que é a sua obrigação, por outro lado a situação estava insuportável e o Estado aguardou até o limite a decisão do Governo Municipal, que não aconteceu, não poderia assistir o caos estabelecer, tomando a decisão de devia ser tomada por um gestor”. 

 

A reabertura está prevista para próxima segunda-feira (29) e cerca de 200 funcionários já foram contratados para trabalhar. 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários