Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

INTERNACIONAL Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019, 08:55 - A | A

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019, 08h:55 - A | A

UNIÃO EUROPÉIA

Irlanda diz que há muitas questões pendentes para um acordo do Brexit

G1

Noel Mullen / AFP

 

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, afirmou nesta quarta-feira (16) acreditar que Reino Unido e União Europeia (UE) alcancem um acordo sobre o Brexit até 31 de outubro, mas destacou que ainda restam muitas questões pendentes.

 

"Estou convencido de que todas as partes são sérias na determinação de chegar a um acordo no fim do mês. Há um caminho para um possível acordo, mas há muitas questões que ainda precisam ser resolvidas", afirmou.

 

Na terça-feira (15), o jornal "The Guardian" e pela agência Associated Press informaram que o governo britânico e a União Europeia estavam próximos de resolver divergências sobre a fronteira entre a República da Irlanda – país independente e integrante do bloco europeu – e a Irlanda do Norte – que faz parte do Reino Unido.

 

A fronteira aduaneira, de acordo com fontes, ficaria sobre o Mar da Irlanda, e não haveria uma divisão física entre os dois países. Assim, a Irlanda do Norte ficaria formalmente sob regime fiscal da República da Irlanda. Na prática, porém, o país teria uma fronteira livre com a União Europeia.

 

A fronteira entre as duas Irlandas representa um impasse nas negociações sobre o Brexit pelos seguintes motivos:

* Com o Reino Unido dentro da União Europeia, tanto a Irlanda do Norte quanto a República da Irlanda faziam parte do mesmo regime aduaneiro, no controle de bens e serviços.

* Após o Brexit, os dois países devem ficar em regimes diferentes. Porém, uma fronteira com controles físicos reacenderia disputas entre ambas as Irlandas e poderia minar o acordo de paz de 1998, que pôs fim a violentos conflitos.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários