Cuiabá, 12 de Maio de 2024
Notícia Max
12 de Maio de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 25 de Abril de 2019, 09:46 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019, 09h:46 - A | A

DISPUTA ELEITORAL

Joe Biden, ex-vice de Barack Obama, anuncia pré-candidatura à presidência dos EUA

G1

 

O democrata Joe Biden anunciou, nesta quinta-feira (25), que é pré-candidato à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2020. É a terceira vez que Biden, de 76 anos, tenta concorrer ao cargo máximo da Casa Branca, depois de ter sido vice do ex-presidente Barack Obama nos dois mandatos. Ele ainda precisa vencer a nomeação do Partido Democrata para se tornar candidato.

 

Biden anunciou sua pré-candidatura com um vídeo publicado no Twitter, no qual cita trechos da declaração de independência americana que exaltam a igualdade entre os homens.

 

"Nós nem sempre vivemos à altura desses ideais", disse o pré-candidato. "Mas nós nunca antes nos afastamos deles", afirmou. Biden citou a cidade de Charlottesville, no estado da Virgínia, sul dos Estados Unidos, como o local que é a "casa" da declaração de independência — mas, ao mesmo tempo, onde ocorreram manifestações de grupos supremacistas brancos e neonazistas.

 

Ele criticou o presidente Donald Trump — que afirmou, à época, que existiam "pessoas muito boas" em ambos os lados dos protestos. Manifestantes contrários aos supremacistas também foram às ruas de Charlottesville e os dois grupos entraram em confronto, resultando na morte da ativista Heather Heyer.

 

"Eu acredito que a história vai olhar para trás, para os quatro anos deste presidente e tudo o que ele apoia, como um período aberrante no tempo. Mas, se dermos a Trump oito anos na Casa Branca, ele vai alterar fundamentalmente, e para sempre, o caráter desta nação. E eu não posso ficar parado vendo isso acontecer. A América é uma ideia — uma ideia mais poderosa que qualquer tirano", afirmou Biden, no vídeo de anúncio da pré-campanha.

 

Biden também publicou um segundo vídeo, em espanhol: "Hoje estou anunciando minha candidatura para presidente dos Estados Unidos. Somos os Estados Unidos da América — e juntos não há nada que não possamos fazer. Junte-se a nossa campanha", diz o post.

 

Trump, por sua vez, também teceu críticas ao adversário no Twitter: "Bem-vindo à corrida, Joe Dorminhoco. Só espero que você tenha a inteligência, há muito tempo duvidosa, para empreender uma campanha primária bem-sucedida. Será desagradável — você estará lidando com pessoas que realmente têm algumas idéias muito doentes e dementes. Mas, se você conseguir, te vejo na largada!"

 

A primeira aparição pública de Biden como pré-candidato deve ser na próxima segunda (29), em um evento na cidade de Pittsburgh, estado da Pensilvânia, com integrantes de sindicatos — considerados um eleitorado chave, segundo a Reuters.

 

De acordo com a agência, Biden começa a disputa no topo das pesquisas de opinião, dentro de um grupo de 20 pré-candidatos democratas que pretendem desafiar Donald Trump — o provável candidato a ser nomeado pelo Partido Republicano. As eleições presidenciais estão marcadas para novembro do ano que vem.

 

Críticos alegam, no entanto, que a sua posição nas pesquisas se dá por reconhecimento de seu nome. Além de ter sido vice de Obama por oito anos, entre 2009 e 2017, Biden tem mais de quatro décadas de vida pública.

 

Outras pré-candidaturas

Além de Biden, outros 19 democratas já anunciaram a pré-candidatura, de acordo com o jornal "The New York Times". Veja quem são:

 

Amy Klobuchar

Andrew Yang

Bernie Sanders

Beto O'Rourke

Cory Booker

Elizabeth Warren

Eric Swalwell

Jay Inslee

John Delaney

John Hickenlooper

Julián Castro

Kamala Harris

Kirsten Gillibrand

Marianne Williamson

Pete Buttgieg

Seth Moulton

Tim Ryan

Tulsi Gabbard

Wayne Messam

No lado republicano, além de Donald Trump, há mais um pré-candidato, William F. Weld.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários