PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019, 09h:50
Tamanho do texto A - A+
INTERNACIONAL
RÉUS Twitter

Justiça da Espanha condena líderes separatistas da Catalunha

Por: G1

Emilio Morenatti

ESPANHA

 

A Suprema Corte da Espanha condenou nove líderes separatistas da Catalunha nesta segunda-feira (14) por envolvimento na tentativa fracassada de independência na região em 2017. Todos os réus foram absolvidos da acusação mais grave, a de rebelião, mas receberam penas que vão de 9 a 13 anos. A sentença provocou protestos na região.

 

Outros três réus que também foram julgados por envolvimento no referendo de outubro de 2017, realizado apesar de uma proibição, e na declaração de independência de curta duração foram considerados culpados somente de desobediência e não receberam penas de prisão.

 

O antigo chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que as sentenças são uma atrocidade, e o líder do parlamento regional, Roger Torrent, as classificou como um ataque à democracia.

 

A sentença volta a colocar a questão da Catalunha no centro do debate político, a menos de um mês de novas eleições legislativas, em 10 de novembro.

 

Protestos

Os líderes separatistas criticaram a decisão da corte e enviaram mensagens por meio de redes sociais pedindo para que as pessoas fossem às ruas se manifestar.

 

Em Barcelona, três grandes ruas foram interditadas por manifestantes que exibiam cartazes pedindo "Liberdade para os presos políticos". Diante da sede do pró-independência Omnium Cultural de Barcelona, um multidão bradava "Nós faremos de novo!" -- um slogan usado por apoiadores separatistas que querem realizar um novo referendo.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 204 Novembro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados