Cuiabá, 14 de Maio de 2024
Notícia Max
14 de Maio de 2024

INTERNACIONAL Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 10:57 - A | A

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 10h:57 - A | A

MANIFESTAÇÕES EM BAGDÁ

Protestos no Iraque deixam mais mortos e dezenas de feridos

G1

Khalid al-Mousily/Reuters

 

Quatro pessoas morreram e 48 ficaram feridas nesta quinta-feira (21) em Bagdá, no Iraque, depois que as forças de segurança do país dispararam tiros e bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes perto de duas pontes importantes na cidade.

 

Duas das vítimas fatais foram atingidas diretamente na cabeça com balas e recipientes de gás, segundo fontes médicas e de segurança. Elas morreram depois de serem levadas ao hospital. As outras duas pessoas morreram perto de duas pontes, a Sinak e a al-Ahrar.

 

Os manifestantes ainda estão se mantendo, controlando partes de três grandes pontes no centro de Bagdá que levam à Zona Verde fortificada - onde estão localizados prédios do governo e embaixadas estrangeiras.

 

Mais de 300 pessoas morreram desde o início dos protestos em massa em Bagdá e no sul do Iraque, no início de outubro. São as maiores manifestações desde a queda de Saddam Hussein em 2003. Os iraquianos se queixam principalmente da corrupção, do desemprego e da decadência dos serviços públicos.

 

O uso de munição real, gás lacrimogêneo e granadas de som contra manifestantes praticamente desarmados vem alimentando a agitação.

 

Os protestos são uma demosntração de raiva do público contra uma elite dominante, vista como se enriquecendo do Estado e servindo potências estrangeiras, especialmente o Irã. Muitos iraquianos estão na pobreza, sem emprego, saúde ou educação.

 

A agitação destruiu a relativa calma que se seguiu à derrota do Estado Islâmico em 2017.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários