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Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018, 09h:11
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MARCO MARRAFON
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Ideb cresce em todos os níveis na Educação de MT

Por: Marco Marrafon

Gcom

 

A educação de Mato Grosso registrou crescimento em todos os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Os dados foram divulgados no início do mês e são reflexos do aumento de investimentos destinados à área no estado.

 

Mato Grosso foi um dos únicos estados brasileiros a alcançar nota maior que a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também registrou crescimento no nível médio.

 

Em relação à 4ª série (5º ano) do Ensino Fundamental, a nota de Mato Grosso passou de 5,6 em 2015 para 5,8 em 2017, ficando bem acima da meta de 5,2 projetada pelo MEC. A nota conquistada pelo estado consta como meta do MEC para o ano de 2021.

 

Na 8ª série (9º ano), a nota aumentou de 4,5 para 4,6, superando a meta de 4,4 definida para os estados brasileiros e atingindo a pontuação esperada para o ano de 2019. Na 3ª série do Ensino Médio, o crescimento foi de 3,0 em 2015 para 3,2 em 2017.

 

Esses resultados positivos são fruto de um grande trabalho, do qual tive o prazer e a honra de participar enquanto secretário de estado de educação, e mostram um crescimento consolidado, conquistado passo a passo, com o apoio e dedicação de todos os profissionais que estão diariamente nas escolas, dando o seu melhor pela educação das nossas crianças e jovens.

 

Com o apoio desses profissionais e do governador Pedro Taques, que priorizou a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede pública estadual, foi possível avançar muito. O programa Pró-Escolas é o maior exemplo disso.

 

O Pró-Escolas tem como foco quatro eixos principais: ensino, estrutura, inovação e esporte e lazer. Sua concepção levou em consideração as contribuições ofertadas pela comunidade escolar e isso foi fundamental para o seu sucesso.

 

Por meio do programa, implantamos 40 Escolas Plenas Integrais em todo o estado e melhoramos a qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes. É importante dizer que quando falamos em escolas integrais, não significa apenas que o estudante passa o dia inteiro na escola. Nossas escolas são Plenas porque consideram a integralidade do ser humano, trabalhando todas as dimensões (cognitiva, de afetividade, corporeidade e espiritualidade) e necessidades do aluno.

 

A Arena da Educação, que utiliza a Arena Pantanal como salas de aula para estudantes da educação básica, é outro grande orgulho. Além de ser uma Escola Plena, é também uma escola vocacionada ao esporte. São mais de 10 modalidades das quais os estudantes podem participar. O contato com uma educação de qualidade aliada ao esporte é muito importante e tem mudado a vida dos estudantes desta unidade.

 

Durante um ano e dez meses em que permaneci à frente da Seduc, também foi possível construir 25 novas escolas, melhorar a infraestrutura de mais de 150, climatizar centenas de salas de aula, aumentar em 127% os recursos destinados à merenda escolar e em 26% os recursos para transporte escolar, além de muitas outras conquistas.

 

Tudo isso, sem dúvidas, contribuiu para a melhoria do desempenho dos nossos alunos e, consequente, para o crescimento do Ideb em Mato Grosso. Parabéns a todos os estudantes e a todos os profissionais da educação que tornaram esse sonho possível.

 

Marco Marrafon
Professor de Direito e Pensamento Político na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Advogado, mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Estudos doutorais na Università Degli Studi Roma Tre
Ex-presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst)

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