PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2019, 15h:28
Tamanho do texto A - A+
POLÍTICA & PODER
DADOS DA ANM Twitter

Barragem em Cuiabá com "alto dano potencial" é de Mauro Mendes

Por: GAZETA DIGITAL

 

A Maney Mineração Casa de Pedra Ltda, responsável pela barragem Casa de Pedra, em Cuiabá, possuiu como um de seus sócios o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM).

 

Leia também - Barragem em Poconé é de alto risco e área em Cuiabá registra grande 'dano potencial'

 

A empresa ganhou destaque nesta segunda-feira (28) após ser  divulgado informações sobre o “alto dano potencial” dos mais de 15 milhões de m³ depositados na forma de rejeito.

 

A classificação da área vinculada a Mendes é a mesma de uma das barragens em Brumadinho (MG), palco do crime ambiental registrado no dia 25 de janeiro. Nesta segunda-feira, o número de mortes na tragédia já chegou a 60, segundo informações dos socorristas.   

 

A classificação alarmante da Casa de Pedra foi feita pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e registrada na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Dados receberam atualização em janeiro. Os rejeitos depositados na área são de “sobras” de ouro.   

 

Conforme divulgado pelo  em dezembro de 2018, a Maney conseguiu extrair 104,15 Kg de ouro em minas de Cuiabá. Além de Mauro Mendes, o empresário Valdinei Mauro de Souza faz parte da sociedade.   

 

Mato Grosso possui 31 barragens corretamente registradas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e outras 31 sem informações precisas.   

 

Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) fiscalizar a pesquisa e a lavra para o aproveitamento mineral, bem como as estruturas decorrentes destas atividades.    

 

Com a promulgação da Lei Nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens, a autarquia assumiu a atribuição de fiscalizar a implementação dos Planos de Segurança das barragens de mineração a serem elaborados pelos empreendedores. 

 

A assessoria de imprensa do governador Mauro Mendes foi contatada pelo  durante o período de almoço e afirmou que logo levantaria as informações para formular manifestação oficial.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 166 Fevereiro de 2019

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados