PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 09h:19
Tamanho do texto A - A+
POLÍTICA & PODER
INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA Twitter

Botelho destaca ações da ALMT para o fortalecimento da Agricultura Familiar

Por: Redação

 

Mato Grosso deu importante passo para o fortalecimento da agricultura familiar. Propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa promovem o aquecimento do setor. A exemplo da entrega de máquinas, assinatura de convênios com associações de pequenos produtores e prefeituras e a certificação do Susaf para Sorriso, primeiro município a receber o documento que o credencia a vender produtos da agricultura familiar em outras cidades. Avanços que foram destacados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo

 

Botelho (DEM), que tem origem na agricultura familiar, como grande satisfação.

Botelho também assinou os convênios durante a cerimônia do Programa Mato Grosso Produtivo, realizado na sede do governo, no Palácio Paiaguás, nesta sexta-feira (13), que contou com as presenças de lideranças municipais, representantes das bancadas federal e estadual. Dentre as novidades, os microprodutores rurais e microgranjeiros, usuários da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, também conhecida como NFA-e, já podem fazer a emissão do documento eletronicamente no portal da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

 

“Pra mim é uma alegria quando tem um evento como esse. Agradeço, em especial, o Fábio Garcia que sempre destinou emendas para ajudar os pequenos produtores. Se tem alguém que realmente precisa é a agricultura familiar. O trabalho da Assembleia começa a dar resultado, com obras em andamento e investimentos como esse. Estamos lá para trabalhar para o estado e para o futuro”, disse Botelho.

Ressaltou a lei da certificação pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, o Susaf. Lei que permite que o município fiscalize a produção do pequeno produtor. “Um projeto meu e do ex-deputado José Domingos que passa para o município poder certificar os seus produtos para serem fiscalizados. Isso diminui a burocracia, cria mais facilidade para a agricultura familiar e muitos municípios já estão conveniando para fazer essa certificação”, afirmou o presidente, ao chamar a atenção à regularização fundiária que precisa promover grandes avanços.

 

Sorriso será o primeiro município beneficiado com a certificação Susaf. “É o momento de reconstrução financeira, dos nossos planejamentos”, afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ao destacar a assinatura do termo que vai fomentar a economia local.

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou os investimentos e agradeceu o empenho dos parceiros. Também garantiu a entrega de 6,2 mil títulos da regularização fundiária no primeiro semestre de 2020.

 

O secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral também agradeceu o empenho da Assembleia Legislativa à agilidade para aprovação de leis que beneficiam o setor. “A Assembleia está sempre pronta para ajudar e a agricultura familiar de Mato Grosso só anda com parcerias. Vamos atender 16 municípios com equipamentos e máquinas, são tratores, patrulhas, ensilhadeiras e mais outros três que receberão um veículo cada um para atender a assistência técnica. Ainda temos outros municípios que receberão recursos e convênios para o desenvolvimento para outras cadeias produtivas, no caso café e cacau”.

 

Na oportunidade, o senador Jayme Campos (DEM) disse que está agilizando a liberação de recursos da União e vai pedir uma reunião, na próxima semana, com o ministro Paulo Guedes para cobrar a liberação do FEX.

 

“Temos cinco assentamentos e o povo é carente, lá temos a bacia leiteira, o plantio de maracujá”, comemorou o prefeito de Santo Afonso, Joab Almeida dos Santos.

Twitter

PUBLICIDADE



Veja mais sobre este assunto:

Edição 215 Fevereiro de 2020

PUBLICIDADE

Enquete
COLUNISTA
BLOGS MAX
  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE

  • PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

© 2019 - Notícia Max - Todos os direitos reservados