Cuiabá, 13 de Maio de 2024
Notícia Max
13 de Maio de 2024

POLÍTICA & PODER Quinta-feira, 30 de Agosto de 2018, 13:51 - A | A

Quinta-feira, 30 de Agosto de 2018, 13h:51 - A | A

ELEIÇÕES 2018

Confira como foi o 1º debate entre candidatos ao governo na TV Vila

GD

João vieira

Candidatos a Governo do Estado de MT 2018

Os 5 candidatos a governo do Estado de MT, governador Pedro Taques (PSDB), que busca a reeleição, Mauro Mendes (DEM), Wellington Fagundes (PR), Arthur Nogueira (Rede) e Moisés Franz (PSOL) em primeiro debate promovido pela TV.

 

O governador Pedro Taques (PSDB), que busca a reeleição, Mauro Mendes (DEM), Wellington Fagundes (PR), Arthur Nogueira (Rede) e Moisés Franz (PSOL) participaram nesta quinta-feira (30) do primeiro debate promovido pela TV Vila Real, do Grupo Gazeta de Comunicação.

 

Pelas regras previamente estabelecidas, os 5 candidatos não poderão apresentar durante o debate qualquer objeto ou documento que não seja o programa de governo ou papéis para anotação. Serão 4 blocos em que todos terão que cumprir, rigorosamente, os tempos estabelecidos para responder, comentar ou perguntar.

 

A primeira pergunta será do mediador, o jornalista Antônio Carlos Silva, que fará uma para cada um dos concorrentes. Eles terão um minuto e 15 segundos para responder. No 2º, 3º e 4º blocos, os candidatos formulam perguntas uns aos outros, sendo que cada candidato terá direito de perguntar para outros dois.

 

As perguntas terão duração de 30 segundos e, no máximo, 1 minuto e 15 segundos para as respostas. A réplica será de 30 segundos e a tréplica de 45 segundos. O Gazeta Digital faz a cobertura em tempo real. A transmissão ao vivo também é feita pelo Facebook. 

 

 

VEJA COMO FOI

 

13h10 - O debate chega ao fim com os candidatos fazendo agradecimentos e pedindo votos.

 

Reprodução

Wellington Fagundes

 Wellington Fagundes

13h05 - Fagundes questiona Moises Franz. A pergunta é sobre a criação de geração de empregos principalmente na região de fronteira. Em sua resposta, o candidato do PSOL cobra melhor transparência para saber a destinação de recursos públicos na diversas áreas. Fagundes, na réplica, afirma que desenvolverá projeta de criação de empregos nas áreas de fronteira. Na tréplica, Franz salienta que é preciso existir uma melhor distribuição de renda.

 

13h01 - Pedro Taques questiona Fagundes. Pergunta a opinião do candidato sobre a a Caravana da Transformação. O republicano afirma que dará sequência aos trabalhos sociais que ajudam a população, mas não manterá os diversos erros da atual gestão. Em sua réplica, Taques afirma que a maioria das obras paradas foram alvo de corrupção da gestão Silval. Em sua tréplica, fagundes reafirma seus projetos para concluir projetos abandonados.

 

 

Artur Nogueira

 Artur Nogueira

12h58 - Artur Nogueira agora questiona Mauro Mendes. A pergunta é sobre o passado recente de corrupção nas diversas áreas da administração pública, iniciadas, segundo o candidato, desde a Copa do Mundo. Mauro Mendes afirma que trabalhara para finalizar todas as obras. "Estou com vontade e entusiamos". Artur, em sua réplica, pergunta onde estava Mauro Mendes durante o período de corrupção nas obras da Copa. Mendes afirma que estava cumprindo sua obrigação como prefeito, construindo escolas e asfaltando bairros.

 

12h54 - Mauro Mendes questiona fagundes. Pergunta sobre a criação de programas para desenvolvimento do esporte e lazer. Fagundes afirma que o caminho passa por parcerias para estruturação de possibilidades. Mauro Mendes, em sua réplica, afirma que usará sua experiência como prefeito para poder ajudar todos os municípios. Em sua tréplica, Fagundes afirme que sempre trabalhou e trabalhará pelos municípios. "sou um municipalista", finalizou o republicano.

 

12h51 - Começa o último bloco do debate. Cada candidato fará uma pergunta. O primeiro questionamento é de Moisés Franz para Mauro Mendes. O assunto é Segurança. Moisés questiona ainda sobre o apoio de Mendes a Taques em tempos passados. Em sua resposta, o democrata afirma que não tem responsabilidade sobre os atos do atual governo. Para combater o crime organizado, Mendes promete endurecer e estimular as forças de segurança. Moisés, em sua réplica, prega mais treinamento, tecnologia e inteligência. A tréplica de Mendes promete investimento em estruturação. "A nossa polícia não pode perder para os bandidos", disse o ex-prefeito.

 

12h40 - Moisés Franz agora questiona Fagundes. Pergunta sobre a antiga parceria do republicano com o ex-governador Silval Barbosa. Fagundes responde que não tolera corrupção e sempre trabalhou para a criação de leis contra crimes. "Serei um governador parceiro dos órgãos de controle", disse. Em sua réplica, Moisés defende o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização. Na tréplica, Fagundes promete instrumentalizar ainda mais a fiscalização.

 

12h37 - Moisés Franz questiona Artur Nogueira. O assunto mais uma vez é a Saúde. Artur afirma que também enfrenta a velha política, assim como Franz. Sobre a Saúde, ele diz que é preciso retomar as obras na área. Em sua réplica, Moisés salienta que é necessária urgência em temas de saúde e saneamento. Artur, em sua tréplica, prega a criação de uma maior rede de centros para tratamento.

 

Mauro Mendes

 Mauro Mendes

12h34 - Mauro Mendes agora questiona Artur Nogueira. Pergunta sobre possíveis ações para melhorar a educação. Artur diz que a educação não vai bem, o que reflete, por exemplo, na falta de segurança. Em sua réplica, Mendes afirma que trará um novo padrão às escolas. Em sua tréplica, Artur nogueira reafirma a necessidade de mais investimentos.

 

12h31 - Mauro Mendes questiona Moisés Franz. Pergunta sobre a valorização dos servidores. O candidato do PSOL afirma que é servidor público e não compactua com cortes que sacrifiquem os trabalhadores. Em sua réplica, Mauro Mendes salienta que trabalhará com o máximo de respeito. Na tréplica, Moisés reafirma seu projeto de valorização.

 

12h28 - Pedro Taques agora questiona Mauro Mendes. Pergunta sobre propostas para melhorar a administração pública. Mendes responde que enquanto prefeito cortou despesas para investir em educação e saúde. Também disse que respeitará os servidores públicos. Pedro Taques, em sua réplica, volta questionar sobre a possibilidade de extinção de secretarias. Em sua tréplica, Mendes diz que diminuirá secretarias, mas pensará sobre na transição para a sua gestão.

 

12h25 - Pedro Taques pergunta a Fagundes. Questiona sobre o programa de governo para Educação. Fagundes afirma que escola integral é fundamental. Criação de universidades e cursos técnicos também. Na réplica, Taques volta a exaltar a criação de escolas em tempo integral. Fagundes, em sua tréplica, afirma que quer fazer tudo que for possível para universalizar as possibilidades aos mais carentes.

 

12h22 - Fagundes agora questiona Moisés Franz. Questiona sobre o panorama das coligações. Franz diz que defende chapa pura por entender que coligações de agrupamento representam a velha política. Na sua réplica, Fagundes diz que trabalha muito para criar uma representação plural, somando e criando oportunidades. Na tréplica, Moisés diz que é a única opção de renovação.

 

12h19 - Fagundes pergunta para Mauro Mendes. Questiona sobre parecerias, e se o problema de Mato Grosso hoje é o governador. Em sua resposta, Mendes afirma que o questionamento deve ser feito ao governador que está presente. O democrata afirma que teve uma gestão exemplar enquanto prefeito de Mato Grosso. "Poderemos fazer um grande trabalho", disse Mendes. Em sua réplica, Fagundes diz que o governo de Mato Grosso hoje é muito distante da população. Na tréplica, Mauro Mendes promete ser parceiro e trabalhador.

 

12h15 - A segunda pergunta de Artur é para Moisés Franz. Questiona sobre a atuação da Unemat. Franz afirma que a Educação é o maior patrimônio de um povo. "A Unemat é prioridade", disse. Artur, em sua réplica, garante a manutenção da autonomia da universidade. A tréplica de Moises garantiu investimentos em educação básica. "Precisamos de qualidade", finalizou.

 

12h12 - Começa a segunda rodada de perguntas. Artur Nogueira começa perguntando. Questiona a Pedro Taques sobre dificuldades de atendimento, consultas e remédios, ou seja, problemas na Saúde. Taques enumera as reformas em hospitais e repactuações de contratos de administração. Comenta ainda sobre as atuações dos filantrópicos e criações de UTIs. Artur, em sua réplica, diz que é preciso ter transparência e cita os atrasos constantes. Na tréplica, Taques diz que Mato Grosso é o segundo estado que mais aplica a lei anticorrupção.

 

12h03 - Fagundes faz sua segunda pergunta a Pedro Taques. Ele questiona os nomes das pessoas que traíram a atual gestão. Taques reponde que não citará pessoas, mas falará no debate para ter contato com a população. Cita programas sociais desenvolvidos. Na réplica, Fagundes diz que o governo de Taques frustrou toda a população. Taques diz que seu governo frustrou políticos que queriam a continuação de atos corruptos.

 

12h00 - Agora Fagundes pergunta. O escolhido é Artur Nogueira. O questionamento é sobre a regularização fundiária em Mato Grosso. Artur responde que a regularização já deveria ter sido feita, para dar a propriedade ao pequeno produtor. Fagundes, em sua réplica, afirmou que atua há anos na formulação de leis para a regularização fundiária. Na tréplica, Artur afirma que não pode acreditar nas promessas de campanha de Fagundes.

 

11h58 - A segunda pergunta de Artur é direcionada a Mendes. Questiona sobre o caos no sistema penitenciário. Mendes reponde que é preciso endurecer contra o crime organizado, criando um programa de investimento. Não dá mais para o cidadão de bem ficar refém", disse Mendes. Artur, em sua réplica, diz que Mendes, enquanto prefeito, não cumpriu suas obrigações sobre o tema. Na tréplica, Mauro Mendes diz que apoiou contratações de policiais. "Como prefeito, trabalhei muito", finalizou.

 

11h55 - Agora Artur Nogueira faz as perguntas. Primeiro, para Fagundes. Questiona sobre corrupção e possíveis indicações para as secretarias de Estado. Fagundes responde que não tolera corrupção e como governador trabalhará para trazer mais oportunidades para a população. Cita planos na área da Educação. Na réplica, Artur diz que Fagundes não respondeu ao tema perguntado, mas, caso eleito, não fará indicações políticas. Na tréplica, Fagundes comenta sobre o ato de ter escolhido uma mulher para concorrer como vice.

 

11h52 - A segunda pergunta de Moisés Franz é direcionada a Mauro Mendes. Ele questiona sobre a corrupção entranhada na política e possível pena de prisão. Mendes afirma que passou pela prefeitura de Cuiabá sem ser alvo de investigação sobre corrupção. Explica ainda que teve uma aprovação de 80% enquanto prefeito. Moisés, em réplica, comenta a divulgação a possível CPI para investigar crimes na Educação durante gestão de Mauro Mendes. Mendes diz que o voto não pode ser pautado por uma possível CPI.

 

11h46 - Moisés Franz faz perguntas. Direciona a Pedro Taques. O questionamento é sobre os problemas na saúde. Taques responde que a saúde sempre foi problema no Brasil. Ele comenta que criou UTIs, aumentou leitos e construiu hospitais, repassando, ainda, verbas aos filantrópicos. Na réplica, o candidato do PSOL afirmou que as palavras de Taques são bonitas, mas a realidade é outra.

 

 

Pedro Taques

 Pedro Taques

11h33 - Taques agora pergunta a Moisés. O questionamento é sobre o alto índice de desemprego. Moisés afirma que o estado precisar amparar todas as pessoas, gerando emprego, consumo e arrecadação de impostos. Na réplica, Taques comenta sobre seus programa sociais desenvolvidos nos último 4 anos.

 

11h31 - Quem faz perguntas agora é Pedro Taques. A primeira pergunta é para Artur Nogueira. Ele questiona sobre crime organizado e propostas para combate. Ele defende uma atuação em conjunto entre todas as forças de Segurança Pública. "Nós precisamos investir em inteligência", diz. Na réplica, Taques citas os problemas na fronteira e seu investimento. Na tréplica, Artur diz que a Segurança trabalhará pela população.

 

11h28 - A segunda Pergunta de Mauro Mendes é direcionada a Taques. Ele questiona o que aconteceu em Mato Grosso para o fechamento de tantas empresas. Taques responde que as empresas foram fechadas pelas obras da Copa. Ele relembra dados sobre geração de emprego e novas escolas construídas. Na réplica, Mauro Mendes diz que criará um grande programa para geração de emprego em todo o estado. Na tréplica, Taques afirma que qualificou 50 mil pessoas na agricultura familiar. Ele comenta mais dados sobre geração de empregos e economia solidária.

 

11h26 - Fagundes afirma que resolverá o problema da saúde, estendendo a mão a quem mais necessita.

 

11h25 - Maro Mendes, em sua réplica, comenta sobre sua gestão como prefeito.

 

11h24 - O segundo bloco trará perguntas diretas entre os candidatos. O primeiro a perguntar é Mauro Mendes. Ele pergunta a Wellington Fagundes. Questiona qual a avaliação da Saúde em Mato Grosso. Fagundes responde que saúde é "triste". Ele avalia que a saúde é a área com mais problemas.

 

11h20 - Artur é o 5º candidato a responder. Ele explica que, conforme apresentado em plano de governo, gerará empregos para população, propiciando distribuição de renda.

 

11h16 - Fagundes é o 4° a responder. Ele mostra seu plano de governo. "É triste ver mais de 400 obras inacabadas".

 

11h14 - Pela ordem de sorteio, Pedro Taques responde. "Eu quero pedir uma chance para mostrar o que nós fizemos", afirmou. Ele fala sobre sua gestão, explicando que foi o 3º estado que mais recebeu recursos. Taques disse ainda que não extorquiu empresários, como era prática de gestões passadas.

 

11h12 - Mauro Mendes responde a mesma pergunta. Primeiro, se apresenta. Ele diz que gerar emprego é sua missão. "As pessoas estão muito preocupadas com isso". Ele promete um grande programa para geração de empregos. "Os empreendedores estão muito desestimulados", salienta.

 

11h11 - Moisés Franz se apresenta e afirma que a proposta de governo trará a distribuição de renda. "O estado precisa se industrializar", afirma. A industrialização traria a arrecadação de impostos para investimento nas áreas básicas.

 

11h09 - No primeiro Bloco, todos responderão uma pergunta igual, ou seja, com o mesmo tema. Moisés Franz é o primeiro a responder. O questionamento é sobre geração de emprego e distribuição de renda.

 

11h06 - Antônio Carlos apresenta todos os nomes presentes no pleito. A ordem de apresentação foi decidida por sorteio. As regras também são explicadas.

 

11h03 - O jornalista Antônio Carlos Silva conduz o debate. Ele abre o primeiro encontro com os candidatos ao governo de Mato Grosso.

 

11h01 - Os políticos já estão no estúdio planejado exclusivamente para o encontro desta quinta-feira (30). Eles recebem as últimas orientações de seus assessores.

 

10h46 - Wellington Fagundes (PR) também chegou acompanhado por sua vice, Sirlei Theis (PV). Ele afirmou que mostrará que a riqueza de Mato Grosso pode ser utilizada por todos os habitantes. "Para aqueles que vieram para cá acreditando, como meu pai, que veio da Bahia.

 

10h42 - O candidato tucano Pedro Taques foi recebido por assessores e cabos eleitorais. Aplausos foram ouvidos por quem acompanhou sua recepção. "Eu quero falar diretamente ao cidadão o que fizemos, é uma boa oportunidade". Afirmou. Ele está acompanhado de seu candidato à vice, Rui Prado.

 

10h38 - Artur Nogueira, candidato pela Rede Sustentabilidade, foi recepcionado pelo presidente e por funcionários do Grupo Gazeta. Ele já seguiu para sala de concentração da sua equipe.

 

10h35 - Moisés Franz, candidato pelo PSOL, também chegou acompanhado de assessores. "É uma grande oportunidade para que os eleitores possam conhecer as minhas propostas", salientou. Franz acredita ser o representante de uma nova política.

 

10h33 - O presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal, faz a recepção dos candidatos.

 

10h31 - Paulo Borges, presidente estadual do PSDB, partido do governador Pedro Taques, já está no Grupo Gazeta de Comunicação. Ele aposta num debate recheado de propostas. "Um debate de alto nível e propositivo, é isso que a população espera", afirmou.

 

10h30 - O primeiro a chegar é Mauro Mendes (DEM), acompanhado de sua esposa, Virgínia Mendes. Ele já se encaminhou à sala destinado pelo Grupo Gazeta aos seus assessores.

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários