Cuiabá, 05 de Maio de 2024
Notícia Max
05 de Maio de 2024

POLÍTICA & PODER Terça-feira, 12 de Março de 2019, 11:49 - A | A

Terça-feira, 12 de Março de 2019, 11h:49 - A | A

INVESTIGAÇÃO

“CPI vai atrapalhar empresário que quer sonegar impostos”, afirma Janaina Riva

Rayane Alves

“A CPI vai atrapalhar empresários que querem sonegar impostos. Este é considerado empresário ruim, que não é interessante para Mato Grosso. Usam o que temos aqui e não deixam nada para nosso estado”. Este foi o discurso da deputada Janaina Riva (MDB), durante a reunião para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a renúncia e a sonegação fiscal em Mato Grosso.

 

Jean Crizan/Notícia Max

Janaina Riva

 

A CPI foi instalada na manhã desta terça-feira (12) com a presença dos deputados Faissal Calil (PV), Thiago Silva (MDB), Wilson Santos (autor da propositura), entre outros.

 

Wilson lembrou durante a reunião que propôs a comissão em fevereiro deste ano, pois o assunto foi alvo de duas CPIs instauradas na Casa, em 2014 e 2016, porém relembrou que é preciso "aprofundar nas investigações", já que uma vez alguns casos apresentados nas comissões instaladas anteriormente não tiveram solução, e outras denúncias foram recebidas pela Assembleia iguais e diferentes das investigadas nos últimos 4 anos.

 

Por isso, a deputada Janaina Riva lembrou que a novidade nesta 3ª CPI será começar a ouvir os órgãos competentes, porque os dados apresentados pela instituição não foram “tomados como prioridade”.

 

“O mais interessante é saber agora o porque os órgãos não tomaram nenhuma postura e não agiram com relação as informações apresentadas. Gostaríamos de ouvir primeiro e saber se tem investigação em andamento, pois estamos falando de denúncia e temos informação que agora a sonegação ultrapassa mais de R$ 2 bilhões. Então será que Mato Grosso não precisa saber disso neste momento? Ainda mais para um governo que declarou situação de calamidade”, pontuou.

 

Durante a reunião, os deputados também afirmaram que empresários podem ser afastados durante uma das fases da CPI, pois as investigações querem apresentar resultados positivos a sociedade.

 

“Fomos procurados por empresários que têm informações muito válidas. Então nosso entendimento é que as ações da Casa serão repelentes apenas para o mal empresário que sonega no Estado e também que não querem ficar dentro de Mato Grosso. Muitos inclusive vendem no mercado por preços impossíveis de concorrer, sendo que aqueles que seguem a lei precisaram fechar as portas porque não deram conta da “concorrência”. Empresário ruim não é interessante para nosso Estado. É importante ressaltar que vamos fazer um rescaldo das duas últimas CPIs e dar continuidade, porque temos inclusive informações de que grandes empresas compram do pequeno, descontaram do Fundo Estadual de Transportes (Fethab) e declararam como exportação. O rombo pode ser maior do que imaginamos”, finalizou Riva.

Jean Crizan/Notícia Max

CPI Geral

 

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários