Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

POLÍTICA & PODER Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019, 08:59 - A | A

Segunda-feira, 25 de Novembro de 2019, 08h:59 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Janaina Riva: “Minhas divergências com Pedro Taques se encerraram nas eleições, e agora, a única coisa que me coube é fazer uma análise técnicas das contas dele”

Redação

Reprodução

 

A deputada Janaina Riva (MDB) participou na semana passada da solenidade de inauguração da ultima etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), quando conversou com a imprensa, afirmando que o partido mantém o trabalho para reaproximar o governador Mauro Mendes do prefeito Emanuel Pinheiro, mesmo com a troca de farpas entre ambos durante a inauguração da unidade hospitalar. Disse ainda não sentir nenhum sentimento de ódio para com o ex-governador Pedro Taques, ressaltando que elabora um parecer estritamente técnico quanto às contas do ex-gestor e que será analisado pela Assembleia Legislativa.

 

Notícia Max – A presença do governador Mauro Mendes na inauguração da última etapa do Hospital Municipal pareceu ser uma reaproximação com o prefeito Emanuel Pinheiro, mas houve uma “alfinetada” de Mendes em seu discurso. Como a senhora avalia essa situação, em um evento de inauguração havendo troca de farpas entre ambos?

 

Janaina Riva – Eu acho muito desnecessário que no dia de uma inauguração tão importante se discuta alguma divergência política. Acho que é uma ocasião para comemorar e assim deveria ser feito, e não é o momento para se ter nenhum tipo de discussão política.

 

Acho que tem hora, tem local para isso e não é na inauguração do Hospital Municipal de Cuiabá, principalmente com tanta gente que veio para comemorar essa entrega.

 

Notícia Max – A senhora dividiu o palanque com um dos seus maiores adversários políticos. Como foi essa situação?

 

Janaina Riva – E eu o parabenizei, porque sei que ele contribuiu para que o HMC acontecesse. O fato de eu considerar, não só eu, mas o Estado inteiro, tanto é que perdeu as eleições, que não foi um bom gestor, não significa que a gente não tenha que reconhecer os pontos positivos. Imagina se nesse momento, por exemplo, eu não o cumprimentasse. Acho que isso é muito desnecessário, é um momento de parabenizá-lo pelo que ele fez e agradecer aos que fizeram e querem fazer também.

 

Notícia Max – Mas ele deu uma declaração de que a senhora teria ódio dele.

 

Janaina Riva – Eu não tenho nenhum ódio dele, não tenho nenhuma questão pessoal contra ele, acho que é um ser humano muito agradável de se conversar, mas foi um péssimo governador, mas isso uma coisa não tem nada a ver com a outra, assim como eu já disse, que essas divergências políticas existem, mas não o ódio. 

 

Eu acho que o ódio é um sentimento muito duradouro para você nutrir por qualquer pessoa. As minhas divergências com o ex-governador Pedro Taques elas se encerraram nas eleições, e agora, a única coisa que me coube é fazer uma análise técnicas das contas dele enquanto ex-governador, e não uma análise pessoal, pois eu tenho tantas outras questões para gastar minha energia e eu prefiro gastar mais com amor e construção do que com desconstrução.

 

Notícia Max – Há indicação de que o parecer da senhora será pelas reprovações das contas, não é mesmo?

 

Janaina Riva – Meu parecer ainda não está 100% pronto, vou entregar na primeira semana de dezembro, eu pedi para a Procuradoria da Assembleia Legislativa fazer uma reanálise em tudo que eu coloquei, até porque temos ex-procuradores que trabalharam no Tribunal de Contas, porque eu quero fazer uma análise de contas muito técnica para que não haja esse tipo de discurso, que aliás acho muito machista, de querer colocar ódio dentro de uma relação que é pública e política.

 

Por que não fala a mesma coisa quando se trata de um homem que critica o trabalho de outro homem? É porque quer colocar que as mulheres nutrem sentimento e não opiniões diferentes.

 

O que eu tenho em relação a ele é opinião diferente e jamais ódio. Não gasto um minuto do meu tempo pra fazer mal pra ninguém como ele fez para muita gente.

 

Notícia Max – A senhora acha que esse discurso do Taques é para desacreditar o parecer das contas?

 

Janaina Riva – Acho que o discurso do Pedro Taques é para desacreditar o meu trabalho enquanto relatora das contas dele. Para querer dizer que a análise é uma análise de sentimento e não é uma análise técnica.

 

Mas eu tenho dito sempre para a pessoa que é de casa e que não entende disso, de apreciação de contas, que a gestão do ex-governador Pedro Taques foi tão ruim e tão pífia, que ela tem o dobro de apontamentos que houve nas contas do ex-governador Silval. De tão grave que era, o que foi feito com a saúde, com a educação, nós tivemos ano, como o ano de 2017, que foram gastos menos de 10% na saúde. Empenhava emenda e depois não pagava para dizer que estava gastando os 12% obrigatórios.

 

Notícia Max – A troca de farpa entre Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro esfria o trabalho dos aliados e do próprio MDB para apaziguar a relação entre o governador e o prefeito?

 

Janaina Riva – Não, o emedebista é igual brasileiro, não desiste nunca. Vamos até o final trabalhando nessa relação. A vinda do governador a inauguração do HMC foi muito importante, então vamos continuar a fazer esse trabalho e vai depender muito de como o Emanuel vai se comportar com relação a isso, mas é como eu digo, se fosse comigo eu superaria e faria uma comemoração do que está sendo feito, e não entraria no mérito dessa discussão.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários