Cuiabá, 26 de Setembro de 2024
Notícia Max
26 de Setembro de 2024

INTERNACIONAL Sábado, 30 de Outubro de 2021, 08:40 - A | A

Sábado, 30 de Outubro de 2021, 08h:40 - A | A

IMUNIZAÇÃO

Porto Rico lidera a vacinação contra a Covid-19 nos EUA

Território americano no Caribe vacinou 73% de sua população contra a Covid-19; a média no país é de 66%

G1

Porto Rico, território americano no Caribe, lidera a vacinação contra a Covid-19 nos Estados Unidos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 73% da população da ilha já completou a imunização até esta sexta-feira (29). A média dos Estados é de 57%.

Com quase a metade de seus 3,5 milhões de habitantes vivendo na pobreza, o território não incorporado dos EUA era apontado como um dos mais vulneráveis no contexto da pandemia.

A quatro anos da passagem do devastador Furacão Maria, o país ainda tenta se reconstruir enquanto enfrenta constantes quedas no abastecimento de luz e a falta de médicos nos centros de saúde.

Mas os prognósticos negativos foram derrubados após o país conseguir manter medidas bastante restritivas de isolamento e incentivar uma campanha de vacinação em massa com alta adesão.

Desde o início da pandemia, a ilha registrou mais de 151 mil infecções e 3,2 mil mortes por Covid-19 – em uma incidência de 92 mortes a cada 100 mil habitantes (nos EUA a taxa é de 225).

A alta adesão da população porto-riquenha às vacinas também ajudou o país a conseguir atingir as menores taxas de transmissão em todos os EUA e seus territórios, segundo o CDC.

Território não incorporado
Porto Rico tem status de território não incorporado dos EUA, como acontece com Guam, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Virgens dos EUA, e Samoa Americana.

Seus 3,5 milhões de habitantes – mais do que a população de 21 dos 50 estados – são cidadãos americanos, mas com direitos limitados.

Não podem participar das eleições nos Estados Unidos, e o único representante da ilha no Congresso não tem direito a voto nos projetos de lei.

Vacinação 'empacada' no continente
Os EUA foram um dos primeiros países a iniciarem uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 mas vinha enfrentando resistência de parte da população.

Com quase 420 milhões de doses distribuídas, apenas 58% da população americana que pode se vacinar – acima dos 12 anos – está com a imunização em dia.

O país tenta de diversas formas incentivar a busca pela proteção, com o pagamento de vouchers, bilhetes de loteria e descontos em restaurantes.

Mais recentemente, medidas de restrição e obrigatoriedade da vacina nos ambiente de trabalho se mostraram eficazes no aumento da taxa de vacinação (veja no vídeo acima).

O país vem enfrentando o que classificou como a "pandemia dos não-vacinados" em meio a surtos da variante delta da Covid-19 e o relaxamento das medidas de proteção como o uso de máscaras.

Estados liderados por governadores republicanos, especialmente Flórida e Texas, têm dificultado a obrigatoriedade das vacinas e as máscaras por argumentar que eles violam as liberdades individuais.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários