Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

AGRONEGÓCIO Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020, 08:14 - A | A

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020, 08h:14 - A | A

GLOBO RURAL

Aplicativo auxilia agricultor a seguir regras de rastreabilidade em frutas e hortaliças

g1

Reprodução

Frutas e Horteliças

 

As frutas e verduras que saem do campo precisam seguir normas para que sejam rastreadas até chegar ao consumidor final. A instrução normativa entrou em vigor no final do ano passado.

 

Do plantio a comercialização, tudo que acontece com o produto deve ser anotado pelo agricultor, de acordo com a norma do Ministério da Agricultura em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Com isso, o governo quer saber quando o produto foi plantado, os insumos usados no cultivo, quando foi colhido, a forma que foi embalado etc. Todos os agricultores têm que aderir.

 

“Se a gente encontra um alimento com um limite de agrotóxico acima do permitido, a gente dispara uma investigação para saber onde aconteceu o problema e para a gente sanar o problema”, explica o diretor de inspeção de produtos de origem vegetal do Ministério da Agricultura, Glauco Bertoldo.

 

Essas regras já estão valendo para alguns produtos.

 

Nas frutas, a rastreabilidade e a manutenção dos registros são cobradas para maçã, uva e citrus (laranja e limão, por exemplo). Nas raízes e tubérculos, a batata. No grupo de hortaliças estão: alface, repolho, tomate e pepino. A partir de agosto, as regras passam a valer para outros 24 produtos.

 

Quem não tiver as informações exigidas pela rastreabilidade pode pagar multa.

 

Aplicativo

 

Para auxiliar o produtor, um aplicativo de celular vai ajudar a anotar tudo que acontece no campo foi desenvolvido pela Emater do Distrito Federal e está em fase de testes.

 

Nele, o agricultor vai poder colocar o defensivo e o adubo que aplicou na lavoura, se teve algum problema com praga, se houve chuva em excesso, ou falta dela.

 

O aplicativo foi desenvolvido pra ser simples e rápido. Em cinco minutos o produtor consegue registrar tudo na ferramenta, mesmo sem internet.

 

O app está disponível para os 25 mil agricultores cadastrados na Emater.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários