Cuiabá, 06 de Maio de 2024
Notícia Max
06 de Maio de 2024

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 06 de Maio de 2022, 14:50 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2022, 14h:50 - A | A

EM CÁCERES

Empaer participa de live do projeto sobre agricultura urbana e segurança alimentar

Empaer

O técnico da Empaer e engenheiro agrônomo, Jackson Ferreira da Silva, participa nesta sexta-feira (06.05), às 15h, de uma live via canal do youtube (link) de mais um etapa do projeto Protagonismo Feminino em experiência de Agricultura Urbana e Segurança Alimentar, em Cáceres (a 225 km de Cuiabá).

A iniciativa é fruto de um trabalho coletivo das entidades: Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos, Solidários e Sustentáveis (IPEESs), vinculada ao Centro de Referência dos Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Empaer, Superintendência Regional do Trabalho-MT, Associação dos Pequenos Produtores Rurais Águas Claras, Associação dos Pequenos Produtores Rurais Gleba Piraputanga, Pastoral da Criança -Diocese São Luiz - e Instituto Vida Sol.

Segundo Jackson a finalidade do projeto é contribuir para viabilizar o acesso das comunidades cacerenses em situação de vulnerabilidade social a uma alimentação saudável, orgânica e também viabilizar a geração de renda para as famílias envolvidas, especialmente, para mulheres.

Ele descreve que o projeto prevê três etapas de implementação, sendo que a primeira – em fase de execução -, consiste em uma capacitação em Agricultura Urbana e Agroecologia. “O curso prático está ocorrendo em dois terrenos da cidade, localizados nos bairros Cavalha e na Cidade Nova, os quais receberam a denominação de ‘terreno-escola’. Para  realização desta primeira etapa, foi necessária uma campanha de sensibilização junto aos proprietários de terrenos, a fim de que cedessem seus imóveis à experiência. Dessa forma, além dos terrenos-escolas, foram cedidos ao projeto, mais de uma dezena de áreas urbanas e periurbanas da cidade de Cáceres”.

Jackson acrescenta que os proprietários compreenderam os inúmeros benefícios da cedência, uma vez que: 1) Eliminarão os gastos com limpeza do terreno; 2)  Estarão contribuindo com a redução da insegurança alimentar de muitas famílias, que não conseguem completar as 03 refeições diárias;  3) Ajudarão na preservação do meio ambiente, tendo em vista que a agricultura aumentará espaços verdes na cidade e recuperará áreas degradadas, que se encontrem desocupadas, apenas acumulando lixo.

“A execução do projeto gerará inúmeros benefícios aos moradores das periferias e ao município. A soma de esforços pode transformar, significativamente, o espaço urbano, tornando a cidade mais bonita e sustentável, além de amenizar a insegurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Para coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia   Gonçalves (CRDHPLG), professora da Unemat, Edir Almeida, a iniciativa também valoriza o protagonismo feminino nesta experiência inovadora, a partir da capacitação profissional e estímulo à participação das mulheres nas decisões, em toda a sua execução. “Toda a comunidade cacerense está convidada a acompanhar e se envolver nas atividades do projeto”, destaca Edir.

Irão participar da apresentação na live:

MEDIADORA/DEBATEDORA:

Luitt Conceição Ortega é Jurista, advogada e Mestre em Direito.  Funcionária  da Unemat desde 1995. Compõe o Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos na PRPPG/UNEMAT. Integra a equipe do Projeto Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos, Solidários e Sustentáveis, pertencente ao Centro de Referência em Direitos Humanos prof. Lucia Gonçalves na Unemat. É também gestora, pela UNEMAT, do Termo de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

CONVIDADOS:

Edir Antonia Almeida é professora na UNEMAT/Campus de Cáceres. Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos Professora Lúcia Gonçalves. Coordenadora  da Incubadora Pública de Empreendimentos Econômicos, Solidários e Sustentáveis – IPEESS.  Membro da equipe que desenvolve o Projeto Protagonismo Feminino em Experiência de Agricultura Urbana e Segurança Alimentar em Cáceres/MT. em Caceres Doutora em Administração pela pela Universidade Vale do Rio dos Sinos/ Unisinos e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo /USP.

Francival Deluqui é Agricultor Urbano em Cáceres, Graduado em Filosofia, Teologia e  Engenharia Mecânica. Membro da equipe que desenvolve o Projeto Protagonismo Feminino em Experiência de Agricultura Urbana e Segurança Alimentar em Cáceres/MT. em Cáceres.

Jackson Ferreira da Silva é engenheiro agrônomo na EMPAER de Cáceres e  extensionista rural. Graduado em Agronomia pela UFERSA/UNEMAT, especialista em Gestão Pública e mestrando em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pelo PROFÁGUA/UNEMAT.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários