Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

AGRONEGÓCIO Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 10:55 - A | A

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019, 10h:55 - A | A

FEBRE AFTOSA

Vacinação contra a febre aftosa atinge 99,73% do rebanho em MT

Nathany Gomes - Especial para o Notícia Max

 

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (05) na sede do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), foi apresentado os resultados obtidos com a vacina contra a febre aftosa  no mês de maio deste ano, que imunizou cerca 29.796.789 animais em todo Estado. 

 

A febre afetosa é uma doença infecciosa, causando febre e aftas, principalmente na boca e nos pés dos animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos, e caso não seja tratada corretamente, pode causar a morte do animal. 

 

 

De acordo com o presidente do Indea Tadeu Mocelin, os resultados alcançados no mês de maio superaram as expectativas, alcançando um resultado  de imunização superior a 99% contra a doença. “Esse ano apesar de todas as dificuldades, principalmente na questão financeira, nós conseguimos atingir o objetivo, praticamente todo o rebanho de Mato Grosso foi vacinado, sendo considerado o melhor indicadr do Brasil”, frisou. 

 

A equipe de fiscalização enfrentou neste ano grandes impactos das ações para que realizasse um bom trabalho, explica Tadeu, começando pelo planejamento em cima dos recursos, abrindo mão de alguns itens considerados necessários para o andamento do trabalho. 

 

O superintende do Ministério da Agricultura de Mato Grosso José Guareschi esteve presente na coletiva e afirmou que o grande desafio foi retirar a vacina para abrir novos mercados. “Tornar a nossa pecuária isenta da febre aftosa sem a vacinação, logicamente que  nesse primeiro momento já atingimos a excelência com a vacinação, mas esperamos ter um rebanho livre da febre aftosa sem a vacinação, essa é a meta”. 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários