Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

AGRONEGÓCIO Terça-feira, 07 de Agosto de 2018, 10:40 - A | A

Terça-feira, 07 de Agosto de 2018, 10h:40 - A | A

MERCADO

Queda dos preços da soja se aprofunda no Brasil

Agrolink

 

As cotações da soja tiveram nesta segunda-feira (06.08) um dia de perdas no mercado físico brasileiro, diante da queda de 1% na Bolsa de Chicago, que sufocou a alta de 0,64% do Dólar. De acordo com os índices do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), apurados junto aos diversos participantes do mercado, o preço de exportação caiu 0,09% nos portos e 1,13% no mercado interno.

 

Segundo destaca o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, a disputa entre EUA e China deveria, teoricamente, favorecer o Brasil, mas não é exatamente isto que está acontecendo. “O sinal disto são os prêmios, que não corrigiram ontem e permaneceram inalterados, diante da queda na Bolsa norte-americana”, completou.

 

Com isto, os Indicadores do Cepea registraram nova queda, de 0,09% nos portos, para R$ 87,22 e de 1,13% no interior, para R$ 81,03, nesta segunda-feira. O recuo dos preços aumentou as perdas do mês de agosto na soja para 2,58% nos portos e para 2,54%, no interior.

 

“Os chineses estão aumentando a demanda por soja brasileira, mas não no ritmo que se esperava, porque estão buscando fontes alternativas de proteínas para suas fábricas de ração. Isto afeta a exportação, assim como o tabelamento de fretes, que impede as tradings de calcularem exatamente os preços de aquisição do produto no interior. Para se cobrirem adequadamente, apresentam preços abaixo do que poderiam, se os fretes fossem melhor definidos”, explica.

 

“No mercado interno, o acompanhamento diário feito pela T&F dos preços do farelo e do óleo de soja mostram que os preços estão caindo, cerca de 1% a 2% por semana o farelo e 0,75% por semana o óleo. Isto leva as indústrias a também reduzirem os preços de aquisição do grão”, conclui o especialista.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários