Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

BRASIL Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 15:05 - A | A

Terça-feira, 03 de Setembro de 2019, 15h:05 - A | A

PRESIDENTE

'Vai faltar dinheiro para o PCdoB', diz Bolsonaro sobre carteira estudantil digital

O Globo

DANIEL MARENCO

B0LSONARO

 

O presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta terça-feira o PCdoB ao comentar a medida provisória ( MP ) que vai instituir uma nova carteira estudantil digital no país, chamada de MP da Liberdade Estudantil. Bolsonaro afirmou que não será mais necessário pagar uma taxa para a União Nacional dos Estudantes (UNE), que é historicamente comandada pela juventude do PCdoB, e que com isso vai "faltar dinheiro" para o partido.

 

— Carteira digital. Vou facilitar a vida dos estudantes. Não vai ter mais que pagar para a UNE, que quem manda lá é o PCdoB. Vai faltar dinheiro para o PCdoB, hein — disse Bolsonaro, aos risos, na saída do Palácio da Alvorada.

 

A previsão é que a medida seja assinada na sexta-feira em um cerimônia no Palácio do Planalto, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Ainda segundo a pasta, na quinta-feira, em outra cerimônia no Planalto, será assinado um decreto que cria um programa que institui escolas cívico-militares, uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro.

 

Em estudo desde o governo de transição, a nova carteira estudantil digital em princípio não contou com respaldo da área jurídica nem do departamento técnico Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coleta e armazena as informações pessoais de alunos por meio dos censos educacionais.

 

A carteirinha teria sido um dos motivos que custou a demissão do presidente do, Inep, Elmer Vicenzi, em maio. Relatórios internos da autarquia obtidos pelo GLOBO contrariam o pedido do MEC para usar dados sigilosos de alunos na emissão do novo documento.

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários