Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017, 14:20 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017, 14h:20 - A | A

ARTES CÊNICAS

Alunos da MT Escola de Teatro mostram resultado do aprendizado na 2ª Mostra de Cenas

Assessoria Sec-MT

Divulgação

Mostra de Cena

 

Iniciativa inédita no segmento das artes cênicas em Mato Grosso, a MT Escola de Teatro foi lançada pela Secretaria de Estado de Cultura em 2016. Em pouco mais de um ano tem revelado resultados expressivos na capacitação de técnicos e artistas, além de multiplicar e irradiar suas ações, com a realização de cursos de extensão em outros municípios e até a criação de um novo polo, em Sorriso. Em Cuiabá, os alunos revelam o resultado do aprendizado em mais uma edição da Mostra de Cenas, nesta quarta-feira (13), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, sede de suas atividades na capital mato-grossense. Ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com 1h de antecedência na bilheteria do Cine Teatro.

 

Em sua segunda edição, encena três espetáculos no quais interagem os aprendizes dos cursos da escola como atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. As três peças, com 20 minutos de duração cada, são produzidas pelos próprios alunos que também optaram por abordar, nesta edição, um dos principais problemas, em termos populacionais e em nível global, que é a questão dos refugiados. É assim que nasce a II Mostra de Cenas – Eu Refugiada, eu Refugiado.

 

"O experimento é o momento em que pedagogia da escola atinge sua máxima potência, com aprendizes de todas as áreas aprendendo e produzindo em conjunto", ressalta Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e responsável pelos intercâmbios.

 

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP). Foi inaugurada em novembro do último ano, com o objetivo de atender a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional.

 

Confira as sinopses dos espetáculos:

 

Diáspora - Quando em setembro de 2015 a triste foto do cadáver do menino sírio Aylan Kurdi, de apenas 03 anos, debruçado sobre as areias de uma praia grega após fracassada travessia pelo Mediterrâneo invade as atrações da mídia tradicional, um súbito despertar sobre a onda de refugiados árabes começa a tocar o público do Ocidente.

 

No entanto, a reação do ocidental “médio”, desnutrido de qualquer interesse sobre dramas alheios, se depara com a questão dos refugiados ora como números, ora como tristes fatalidades a interromper os afazeres, ora como uma ameaça a ser combatida com deportações, vistos negados, fronteiras fechadas. Em suma: uma abordagem sem qualquer reflexão, sem qualquer empatia, voltada a tratar o próximo como um problema a ser eliminado. É necessário quebrar essa indiferença. É urgente refletirmos sobre as questões corretas. E derrubar essas barreiras coletivas. Precisamos nutrir o ser humano com empatia. É o que esperamos com esse espetáculo.

 

Portas - Portas não conta a história de um país devastado pelo terremoto. Também não conta uma história sobre pessoas. O espetáculo Portas conta uma história sobre objetos. Portas é uma história sobre um chapéu, uma bandeira, uma fotografia, um documento de identidade, um anel, uma camisa, um lenço, um celular e, principalmente, uma história sobre portas. Portas fechadas e que delimitam fronteiras. Portas que precisam ser abertas. Onde fica o Haiti? Do outro lado da porta.

 

Pacto de sangue - Em meio ao zumbido de todas as mídias, sob os escombros do pós-tremor, uma história é resgatada. Notícias, relatos, murmúrios da realidade fragmentada. O que ver? O que ouvir? Quem escolhe isso?

 

Serviço

 

2ª Mostra de Cenas

 

Quarta-feira (13), às 19h30

 

Cine Teatro Cuiabá

 

Entrada gratuita – ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários