Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 08:26 - A | A

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019, 08h:26 - A | A

CONFIRA

Jovens do Pantanal assistem Espetáculos de Teatro pela 1ª vez

Redação

Cerca de 300 jovens do Município de Barão de Melgaço vão assistir pela 1ª vez neste sábado, dia 20, os espetáculos do Teatro Plenilúnio: Retirante Asa Branca e Romeslau e Stanisleta.

 

REDAÇÃO

CRIANÇAS

 

O intercâmbio cultural acontece entre dois municípios panteiros Cáceres e Barão de Melgaço.

 

Há 03 meses, o artista e professor Hélio Taques vem desenvolvendo em Barão de Melgaço o Projeto Saracura que visa resgatar a arte e desenvolver a cultura entre jovens ribeirinhos do Pantanal mato-grossense.

“Tenho percebido a falta de perspectiva dos jovens do pantanal há um bom tempo, eles acabam ficando vulneráveis às drogas e a prostituição e a arte tem poder de desenvolver nesses jovens a esperança, a ética, o amor e consequentemente devolvendo a alegria e dando perspectiva de vida. A arte é libertadora.” diz Taques.


A parceria entre o Projeto Saracura e o Teatro Plenilúnio que é de Cáceres surge da amizade entre os artistas e que juntos decidiram levar a Barão de Melgaço espetáculos premiados e de boa qualidade. Hélio afirma que muitos jovens chegam à escola de barco e que essa é a primeira vez que terão contato com um espetáculo de teatro.

 

Em Retirante Asa Branca, os pantaneiros poderão ver através da dança o percurso dos sertanejos de forma zoomórfica em tempo de terra seca. O perfomer Ismael Diniz constrói a narrativa de batalha e luta dos retirantes do nordeste, suas tentativas de mudanças e peregrinação pelo país. O pássaro símbolo do sertão, imortalizado por Luiz Gonzaga, entra em cena como a esperança de um futuro melhor.

 

Já em Romeslau e Stanisleta, o Teatro Plenilúnio leva com humor a releitura do clássico de Shakespeare. “ Os estudantes das escolas de Barão de Melgaço poderão fazer reflexões sobre a questão dos retirantes e dar boas gargalhadas com a comédia do Teatro Plenilúnio” garante Hélio Taques.

Além dos espetáculos, o Projeto Saracura também oferecerá uma palestra sobre a importância da arte e da cultura na formação do cidadão. A iniciativa de Hélio Taques em desenvolver o Projeto Saracura é pioneira no Município de Barão de Melgaço. Situada no alto pantanal, a cidade ainda este ano receberá a estreia do espetáculo Contação e terá jovens atores melgacenses estrelando o primeiro espetáculo.

 

“Eles estão ansiosos para pisar no palco pela primeira vez e o contato com Teatro Plenilúnio antes da estreia do espetáculo Contação vem estreitar a formação que o Projeto Saracura tem desenvolvido com os jovens da cidade e além de fomentar a cultura no Pantanal”.

 

Serviço:

Dia 21 de setembro (sábado)

às 9:00 horas

Local: Escola Cel. Antônio Paes de Barros – Município de Barão de Melgaço.

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

Realização do Projeto Saracura.

Espetáculos do Teatro Plenilúnio

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários