Cuiabá, 25 de Abril de 2024
Notícia Max
25 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 22 de Abril de 2019, 13:42 - A | A

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019, 13h:42 - A | A

ENTREVISTA DA SEMANA

Luiz Fernando Amorim: “A forma de tratar as doenças ortopédicas na grande maioria das vezes é sem cirurgia”

Redação

 

O médico ortopedista Luiz Fernando Amorim é o entrevistado da semana do Notícia Max, quando fala dos principais problemas de sua área, formas de prevenção e como fazer o tratamento, destacando que hoje os problemas ortopédicos acabam englobando a coluna vertebral, a articulação do joelho e ombro.

 

Notícia Max - Quais os principais problemas hoje na área da ortopedia?

 

Luiz Fernando Amorim – Hoje os principais problemas ortopédicos acabam englobando a coluna vertebral, a articulação do joelho e ombro, são essas três por prioridade. São as que mais dão problema, não que as outras não dêem, como o quadril, tornozelo, a mão, mas essas são as mais acometidas.

 

Notícia Max – E quais são causas mais comuns de dores, que vem acometendo cada vez mais pessoas?

 

Luiz Fernando Amorim – A dor osteomuscular devido a especialidade, ela é comum. Hoje em dia tem o problema de coluna, seja ela uma artrite ou uma artrose da coluna, do joelho ou ombro, ou um problema de hérnia de disco, a compressão do nervo, seja ela mais comumente a nível da coluna cervical, que é uma cervicobraquialgia, que é uma compressão do nervo, ou a hérnia de disco a nível da coluna lombar, que comumente é chamada de ciático.

 

O ciático é o nervo da parte baixa da coluna vertebral, que ele sai da coluna e vai até a ponta do pé. É o responsável tanto por mexer como pela sensibilidade e pela parte motora. E com a compressão desse nervo ele causa realmente muita dor.

 

Em relação ao ombro, o mais comum são as tendinites, as bursites, essas dores pela LER, que é a lesão por esforço repetitivo, muito comum nos pacientes mais jovens, seja por excesso de trabalho, excesso de sobrecarga dessa articulação ou às vezes a bursite e tendinite traumática, seja ela por um esporte, por esforço acima do comum, causando inflamação desses tendões e da bursa dessa região do ombro.

 

A região do joelho, que é uma das articulações bastante acometidas, e um dos problemas de pacientes mais jovens, são as lesões de menisco, as lesões de ligamento, as torções de joelho, que acabam muitas vezes afetando a cartilagem do joelho, e no paciente mais idoso, acima dos 50 anos, é muito comum a artrite ou artrose do joelho, que é o desgaste da cartilagem de forma degenerativa, progressiva.

 

Notícia Max - Mas qual o motivo dela ser degenerativa?

 

Luiz Fernando Amorim – Porque na maioria das vezes a articulação do joelho que sofre todo peso do corpo, e hoje menos de 10% da população hoje tem a perna reta. O que costumamos ver no dia a dia, ou a pessoa é cambaia, que é a perna torta para dentro, ou a pessoa é valgo, que o pessoal costuma chamar de juntora, que é a pessoa que tem os dois joelhos juntos e pisa pra fora. Já a perna reta, que falamos normoeixo, são menos de 10% da população. Essas pessoas muito raramente vão ter artrose.

 

Notícia Max – Mas quais são as causas que possam dar artrose no joelho?

 

Luiz Fernando Amorim – Primeiro, idade, outro é o sobrepeso, que é um grande mal que a gente vem convivendo nos dias de hoje, as pessoas cada vez mais obesas, e isso acaba se tornando um sério problema de saúde pública, porque a artrose não causa apenas a elevação da pressão, o aumento da diabetes, problemas renais, mas causam sérios problemas de coluna vertebral, principalmente na articulação dos joelhos, levando a artroses graves, e essas artroses são patologias que devem, tanto da coluna, do ombro ou do joelho, ser tratadas no início do quadro.

 

Geralmente dividimos a artrose em três graus: leve, moderada ou severa. Se você começar a tratar em um grau inicial é muito mais fácil, pois se consegue um resultado muito mais satisfatório. 

 

Notícia Max – E quais as principais medidas para prevenção a essas doenças?

 

Luiz Fernando Amorim – A realização de atividades físicas é muito importante, independente da atividade física que a pessoa goste de fazer, seja uma atividade aeróbica ou anaeróbica, natação, caminhada, ou mesmo academia, pois serve tanto no âmbito de perda de peso, como para o fortalecimento da musculatura.

A partir do momento que a pessoa tem uma musculatura fortalecida e alongada, ela sobrecarrega muito menos as articulações. E volto a dizer, articulações desde a coluna, ombro, quadril, joelho e tornozelo. Ao estar fortalecida a musculatura, ajuda muito na prevenção.

 

Outra forma de prevenção é uma boa alimentação, que deve ser feita a base de alimentos com qualidade, com alimentos que tenham uma alta quantidade de cálcio, vitaminas, que também ajudam na prevenção das lesões musculares, das lesões cartilaginosas.

 

A questão da postura é algo também que previne. Hoje vivemos em um século onde o grande uso de notebooks, telefones, tabletes e Ipod, causam uma má postura e automaticamente o paciente sem perceber, está utilizando um aparelho e levando uma má postura, que tanto no ambiente laboral, como no ambiente corriqueiro, em casa, ao carregar o filho, assistir uma televisão.

 

Outra questão onde podemos prevenir, principalmente na patologia da coluna, e a questão do colchão, que deve ser semi-ortopédico na grande maioria das vezes, com uma densidade acima de 30, onde as pessoas aprenda a fazer a rotação desse colchão a cada 30 dias para que ele não pegue o formato do corpo, e o uso adequado dos travesseiros, que não devem ser tão altos, então é uma série de coisas que podem ser prevenidos, desde perda de peso, atividade física, alimentação, tudo é importante para a prevenção das patologias ortopédicas.

 

Notícia Max – E quais as principais formas de tratamento?

 

Luiz Fernando Amorim – A forma de tratar essas doenças seja melas artrite ou artrose, ou mesmo as tendinites, o tratamento, na grande maioria das vezes é conservador, ou seja, não é cirúrgico. Claro que pode chegar ao ponto da cirurgia, mas o tratamento conservador vai sempre em um diagnóstico precoce. Qualquer uma dessas patologias, se diagnosticadas de  forma precoce, o tratamento é de terapia medicamentosa, de terapia fisioterápica. Com fisioterapia na fase inicial para retirada da dor, depois com aparelhos para alongar e fortalecer a musculatura onde se encontra o desequilíbrio.

 

Podemos ainda lançar mão de tratamentos alternativos, sejam eles infiltrações a nível de ombro, de coluna, sendo que na coluna chamamos de bloqueios, que são realizados nos centros cirúrgicos, com técnicas minimamente invasivas, com agulhas especiais com as quais conseguimos chegar até ao ponto da compressão da raiz da hérnia de disco, e promover um alívio da dor. Ou seja, é medicamento, fisioterapia, correção postural, se é coluna voltada para RPG correção da postura, e esses bloqueios.

 

As cirurgias são indicadas em últimos casos. As artroses e artrites em graus avançados, ela tem indicação de tratamento cirúrgico, porque chega um certo momento que o medicamento, a fisioterapia, o próprio bloqueio, não consegue aliviar a dor do paciente, chegando a ficarem até de cadeira de roda, e sim tendo a necessidade de operar.

 

As cirurgias hoje são cada vez mais seguras, com cortes menores, com resultados bastante satisfatórios. A ortopedia hoje está bem dividida, tem cirurgião só de coluna, só de mão, só de joelho, em meu caso sou cirurgião de quadril e médico do esporte. Mas tratamos todas essas lesões na maioria das vezes de forma conservadora, mas sempre quando tem indicação de tratamento cirúrgico, ela é indicada de forma segura, sendo que Cuiabá tem hoje profissionais capacitados e gabaritados para realizar os procedimentos.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários