Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019, 14:57 - A | A

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2019, 14h:57 - A | A

VÁRZEA GRANDE

Novembro Azul: Prefeitura intensifica ações de promoção da saúde do homem

Redação

 

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande organizou uma gama de ações voltadas à saúde do homem alusivas ao “Novembro Azul 2019”. Todas as Unidades de Saúde do município recebem a Campanha com programação que visa fortalecer as recomendações e importância do Novembro Azul. Cada unidade promoverá a abertura oficial da Campanha com “Dia D”, com ações educativas sobre Câncer de Próstata que visam conscientizar, humanizar e sensibilizar a população masculina, com isso diminuir incidência da patologia no município, além de alertar a população sobre riscos, prevenção, tratamento e a necessidade do diagnóstico precoce.

 

Conforme o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, muitos homens ainda não têm o hábito de frequentar consultas regulares, para controle da saúde, muitas vezes por desconhecerem a importância da prevenção ou mesmo da política voltada para eles, outras vezes pela própria crença de serem invulneráveis a doenças.

 

“É fundamental que haja mudança de postura e sensibilidade para as questões da Saúde do Homem. A Saúde de Várzea Grande, por meio desta Campanha fornece subsídios para a melhoria da qualidade da saúde do homem, incentivando a promoção da saúde e a prevenção de doenças, buscando uma forma de conscientizá-los para a valorização da saúde. Incluindo este homem na Atenção Primária, valorizando e alertando sobre riscos e doenças crônicas”, sublinha o secretário.

 

A superintendente da Atenção Primária, Celina Thereza Bernardes, explica que o câncer de próstata é sempre tratado com muito preconceito pelos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Por isso, muitos preferem não procurar o urologista, fazendo com que o diagnóstico seja realizado tardiamente.

 

“O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45”, destaca a superintendente.

 

Conforme Celina Thereza, espera-se que a Campanha desenvolvida durante todo mês nas Unidades de Saúde atinja seu objetivo na conscientização sobre a doença no Novembro Azul e incentive os homens a procurarem o médico regularmente. Assim como no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro vários pontos da cidade foram iluminados, dessa vez no tom de azul.

 

O marco da Campanha será nos dias 07 e 08 de novembro, às 19h,  abertura do Novembro Azul acontece no C.E.J.A. Licínio Monteiro da Silva, com a programação incluindo palestra sobre câncer de próstata; orientações educativas; solicitação de exames; teste rápido; distribuição de informativos; encaminhamento e agendamento para especialista;  aferição de pressão arterial e glicemia.

 

O “Dia D” da Campanha ocorrerá em diversas unidades de Saúde. O evento acontecerá na Clínica de Atenção Primária à Saúde do Cristo Rei, dia 12 de novembro, a partir das 8h da manhã, com informações sobre os métodos de prevenção e diagnóstico precoce de Câncer de Próstata.

 

A programação do “Dia D” na Clínica de Atenção Primária à Saúde Miguel Baracat, ocorre dia 13 de novembro a partir das 9h, com palestra sobre câncer de próstata; orientação educativa; solicitação de exames.

 

No dia 20 de novembro, às 14h, o “Dia D” contemplará a Clínica de Atenção Primaria à Saúde do Jardim Glória, na oportunidade haverá roda de conversa sobre prevenção do Câncer de Próstata e as demais doenças e solicitação de exames.  

 

A Clínica de Atenção Primaria à Saúde do Parque do Lago recebe a ação do “Dia D”, dia 22 de novembro, a partir das 8h30, com palestra câncer de próstata; palestra saúde do homem, exames rotina e PSA; entre outros.

 

A superintendente disse que as unidades de saúde -  Estratégia Saúde da Família (ESF)  - serão contempladas com as ações voltadas a saúde do homem.  No ESF Manga e ESF do Jardim União, receberam simultaneamente atividades da Campanha, com palestra sobre ênfase na prevenção de câncer de próstata; realização de testes rápidos;  corte de cabelo/barba, consulta médica; palestra de nutrição; exame de PSA; teste rápido HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Hoje dia (06), a ação atende ESF do Unipark, às 8h, com palestra sobre prevenção de câncer de próstata e exame toque, com demanda agendada pelo urologista, além de visitas domiciliares com agentes comunitários de saúde.

 

Confira programação do Novembro Azul nas unidades de Saúde:

 

ESF Água Vermelha – (06.11.19) - 8h

 

ESF do Capão Grande – (07.11.19) – 8h        

 

ESF do São Mateus - (23.11.19) - das 8h às 13h         

 

ESF do Souza Lima (28.11.19) - 8h            

 

ESF do Limpo Grande – (28.11.19) – 8h

 

Centro de Saúde da Nossa Senhora da Guia – (04); (12) e (25) – 8h

 

Centro Saúde Passagem da Conceição – (06.11.19) – 8h        

 

Centro de Saúde do Imperial – (07.11.19) – 07h30        

 

Centro de Saúde do Ouro Verde – (13.11.19) – 8h

 

Centro de Saúde do Água Limpa – (22.11.19) – 8h30

 

Centro de Saúde da Cohab Cristo Rei – (28.11.19) – 13h30   

 

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários