Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019, 17:10 - A | A

Quinta-feira, 24 de Outubro de 2019, 17h:10 - A | A

EFICIÊNCIA

Poderes criam Rede Institucional de Escolas Públicas

Redação

REPRODUÇÃO

PODERES

 

O Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o Superintendente da Escola Superior de Contas e Conselheiro do Tribunal de Contas, Moisés Maciel, e outros 16 representantes de escolas institucionais do Estado assinaram nesta quinta-feira (24.10) um Termo de Cooperação Técnica que cria a Rede Institucional de Escolas Públicas de Mato Grosso.

 

A Rede Institucional de Escolas Públicas é a segunda a ser criada no país. Além de Mato Grosso, apenas o Ceará tem uma. Ela é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vistas a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação continuada para os servidores públicos.

 

Entre os objetivos estão desenvolver competências profissionais relacionadas com o aperfeiçoamento do potencial e a capacitação dos servidores, promover atividades conjuntas de educação corporativa na modalidade presencial ou a distância, por meio de cessão, elaboração ou adaptação de cursos, além da racionalização de ações de apoio a sua execução.

 

A parceria busca também propiciar aos servidores das instituições envolvidas a possibilidade de participação em cursos de capacitação e desenvolvimento profissional, e em seminários, simpósios, encontros e eventos da mesma natureza.

 

Segundo Basílio Bezerra o Estado tem buscado cada vez mais a eficiência da gestão pública e a criação desta rede é muito importante pois proporcionará a troca de experiência e de estrutura para a formação continuada dos servidores.

 

“O Estado tem capacitado seus servidores com foco em gerar mais eficiência à máquina pública e esta parceria proporcionará mais qualificação aos nossos servidores e consequentemente a melhoria dos serviços públicos prestados à população”, disse Basílio.

 

Entre as obrigações das instituições envolvidas estão a articulação interinstitucional para viabilização de ações conjuntas, cessão de mecanismo de divulgação com vistas a difundir boas práticas na administração pública por meio de disponibilização de instrumentos de comunicação corporativos, como links institucionais nos respectivos portais dos colaboradores.

 

Para o conselheiro Moisés Maciel, com a criação da rede todos terão um ganho em escala. “Nós iremos empoderar as escolas institucionais na prestação de serviço de formação do capital humano. Uma escola irá cooperar com a outra em todos os sentidos”.

 

De acordo com o superintendente da Escola de Governo do Estado, Josué Ribeiro, a ideia é que esta rede facilite o funcionamento dos cursos de formação para os servidores e que cada escola possa suprir a necessidade que a outra tem. “Trabalharemos de forma integrada, disponibilizando vagas uns para os outros para que consigamos atingir áreas que separadas eram mais difíceis de serem atendidas”, ressaltou.

 

Participam da Rede Institucional de Escolas Públicas as escolas de Governo do Estado, Superior de Contas, Superior do Ministério Público Estadual, Superior de Magistratura, Judiciária Eleitoral, da Polícia Civil (Acadepol), Judicial do TRT da 23ª Região, dos Servidores do Poder Judiciário, Superior de Advocacia e a Fazendária, além do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

 

Ainda fazem parte da rede as escolas Institucional do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Legislativo, o Núcleo de Apoio à Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá, a Academia da Polícia Militar Costa Verde, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis e o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso.

 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários