Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 10 de Maio de 2019, 13:41 - A | A

Sexta-feira, 10 de Maio de 2019, 13h:41 - A | A

CIRURGIA

Prefeitura de Sorriso realiza neste fim de semana a 4ª etapa de cirurgia de olhos

Redação

Começou na manhã desta sexta-feira (10) a quarta etapa das cirurgias dos olhos em Sorriso.  Nesta fase são 150 procedimentos de cirurgias de cataratas,  que serão realizados, pela prefeitura, através  Secretaria de Saúde e Saneamento. A ação faz parte do Programa Mais Saúde, que é custeado com recursos do município.

 

Os procedimentos serão feitos no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), pela equipe médica que vem de Cuiabá. Com esse mutirão, o município já contabiliza 1.350 procedimentos cirúrgicos de olhos (Cataratas e Pterígio).

 

“Não posso dizer que vamos zerar a fila das cirurgias dos olhos, mas o objetivo é que ficamos mais próximo possíveis de zerar. Até o fim do ano, não teremos mais pessoas esperando, dois, três e até mais de quatro anos, para fazer a cirurgia. São pessoas que perderam a qualidade de vida, devido não enxergar direito e que agora volta ver novamente. Estamos trabalhando para agilizar situações como exames e cirurgias de baixa complexidade, que podem ser feita no município, afim de amenizar o sofrimento das pessoas que esperam tanto tempo ”, contou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

 

As 150 cirurgias serão realizadas em dois dias, sendo 75 nesta sexta-feira(10) e outras 75 no sábado(11). O prefeito Ari Lafin esteve hoje pela manhã no AME, juntamente com vice-prefeito Gerson Bicego, acompanhando os trabalhos da equipe.  O prefeiro aproveitou para falar aos pacientes das alegria dele em saber que eles iriam enxergar melhor.

 

“Me sinto muito feliz em saber que vocês sairão daqui, com a visão reestabelecida, podendo ver novamente de forma clara, depois de tanto tempo esperando. E agora pode fazer e o que é melhor sem ter que ir até a capital, numa viagem longa e demorada. Vão fazer aqui e ir para casa repousar. Nós estamos investindo em saúde mais de 30% do orçamento do município. Fazendo a parte que não é de nossa responsabilidade e sem reclamar, pois sabemos que o Estado não tem condições de fazer e as pessoas não podem ficar sofrendo esperando e sem ter uma previsão”, disse o prefeito Ari Lafin.

 

Lafin lembrou ainda, de outros procedimentos que foram comprados através do Consórcio de Saúde. “ Além das cirurgias dos olhos, também, estamos fazendo cirurgias de Adenoide, Tímpano e Amígdala, em crianças de até 10 anos. Estamos fazendo cirurgias de histerectomia e hérnia e útero e temos o mutirão dos exames de alta complexidade que são de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Tudo custeado com recursos da Prefeitura de Sorriso, para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, ressaltou ele. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários