Cuiabá, 26 de Abril de 2024
Notícia Max
26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017, 11:54 - A | A

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017, 11h:54 - A | A

JOVEM SIMININA

Programa prepara e encaminha meninas para o mercado de trabalho

SICOM

Vicente Aquino

 

O programa Siminina, em atividade há 20 anos, auxiliando meninas de 7 a 14 anos, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, ganhou mais uma extensão este ano. Atenta às necessidades do programa, a primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro, implantou o “Jovem Siminina”, uma extensão que objetiva preparar e encaminhar as meninas ao mercado de trabalho. A nova frente de trabalho do programa teve início em agosto e já atende mais de 20 meninas, na faixa etária dos 15 anos.

 

Neste primeiro ano, as simininas assistidas estão participando do curso de Petchwork, além de receberem palestras e aulas de etiquetas. O curso é ministrado por voluntárias e as meninas aprendem técnicas com retalhos de tecidos, transformando-os em acessórios de cabelo, colchas, cortinas, entre outros.

 

“Quando assumimos o projeto, o primeiro olhar da Márcia foi no cuidado com as meninas após elas encerrarem as atividades dentro do projeto. Entendemos que é de extrema importância que elas se sintam amparadas neste período de dúvidas e escolhas para que consigam desenvolver com qualidade esta entrada no mercado de trabalho, que refletirá na formação de cada uma,” disse a coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz Monteiro.

 

Além do curso, a Prefeitura de Cuiabá também firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -  Senac. A instituição, de acordo com o perfil de cada menina, ajudará o município a encaminhá-las ao mercado de trabalho, por meio do programa Menor Aprendiz. “Todo esse processo é realizado dentro das leis trabalhistas e acompanhado pelos Conselhos e Ministério do Trabalho. Temos o cuidado que as meninas recebam todo amparo e que também se sintam felizes dentro do programa,” esclareceu Dalma Beatriz.

 

Os materiais usados na produção das peças são oriundos de doações e as meninas aproveitam os acessórios para uso próprio ou para presentar suas famílias. Uma das simininas que está matriculada no projeto é a Randala Auane Almeida, 14 anos. A adolescente, que participa do Siminina há um ano, contou que participar das atividades está auxiliando-a muito no desenvolvimento interpessoal, principalmente com a família.

 

“Me sinto muito bem aqui, reunida com minhas colegas e recebendo as orientações das “tias”. Tudo que aprendo nas aulas,  desenvolvo em casa e também ensino minha família. Agora, vejo que já não tenho mais tanta dificuldade de me relacionar com as ´pessoas, pois antes eu era muito tímida. Quando não venho às aulas, sinto falta. Aqui tenho uma sensação de acolhimento e carinho e retribuo isso aos que estão próximos de mim”, expôs Randala.

 

O curso de Petchwork se encerra na quinta-feira (30), com a certificação das meninas, no núcleo de coordenação do Programa Siminina, na Morada do Ouro. As aulas são ministradas as quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h30.

 

As atividades do Siminina entram em recesso no dia 10 de dezembro e volta no início de janeiro. “Vamos fazer uma nova triagem das meninas que estão na faixa etária dos 14 a 15 anos e que se interessam em dar continuidade no programa, participando do Jovem Siminina,” explicou Dalma, que também apontou novas propostas de atividades para o programa.

 

“Já estamos trabalhando com a possibilidade de novos cursos, como balé, informática, flauta doce e Kumon. Dentro dessas propostas, os cursos serão adequados para cada faixa etária, facilitando o desenvolvimento de cada minha”, finalizou a coordenadora. 

CLIQUE AQUI e faça parte do nosso grupo para receber as últimas do Noticia Max.

0 Comentários